Confúcio Moura: " Nenhuma secretaria, autarquia pode funcionar somente com cargos comissionados"
"De agora em diante, cada autarquia, fundação, secretaria – enfim, todos, devem começar a olhar os convênios, as datas de vencimento, as prestações de contas, os repasses para municípios, as diárias, suprimentos de fundo, tudo, tudo, tudo – para que possamos ano que vem, passar o governo bem arrumado".
Painel e toques
Nenhuma secretaria, autarquia pode funcionar somente com cargos comissionados. Porque ao deixar o governo, o futuro governador, não encontrará nada, nem lembranças, nem memórias, nem ações, nem programas. Os computadores estarão vazios. Assim, como recebi. Devo deixar como legado, um quadro mínimo de servidores efetivos.
A segurança pública deve se mover por outras vias. Porque todo mundo sabe que os Estados não têm margem para aumentarem efetivos com padrão ideal. Ideias, insights, estudos, discussões em grupos, para buscarem na comunicação, parcerias, tecnologia e inteligência integradas às alternativas para o enfrentamento da violência.
Aqui, a energia da polícia é gasta correndo atrás do bandido. Pouco se faz para proteger o homem de bem. Este tem que dar o seu jeito. E o único meio que encontra, é subir o muro, pôr cerca elétrica, câmera de vigilância e ficar esperto. Há necessidade de se colocar, minimamente, o 190 para funcionar bem.
Vamos ter que dar um jeito. É na escola. Ensinar o aluno o que é importante. Ficar ensinando qual é o monte mais alto do mundo, não vejo que seja necessário. Aprende sozinho na Internet. Mas, não deixar o menino brigar, xingar, bater, esculachar, riscar a moto do professor. Ou até mesmo bater em professor, isto sim, teremos que ensinar.
Os prefeitos de hoje, muitos, prometeram fazer cirurgia ortopédica, plástica, cardiologia, ginecológica em município pequeno. Até mesmo ultrassom, tomografia e coisa e tal. Meu amigo, caia na real, você não tem a mínima condição. Coloque o seu chapéu, onde sua mão alcança. Faça bem feito a atenção básica. Cuide da criança, gestante, idoso, grávida, vacina, dengue e zika. Já está bom demais.
A Ouvidoria do Estado deve mudar. Ela deve ficar na sala de espera dos hospitais e pronto socorros, policlínica e no 190 da Polícia. Para observar os atendimentos e procurar melhorar e informar as pessoas. Nada de ficar no mundo da lua.
A lei do VOLUNTÁRIO SOLIDÁRIO pode ser usada no governo. O cidadão, por qualquer motivo, queira contribuir com o serviço público, receberá por 4 horas de trabalho, 27 reais por dia, para cobrir suas despesas. Ajudar em escolas, serviço de atendimento ao público, lar do idoso, salas de espera de hospitais. Em Brasília teve grande adesão. Tem muita gente querendo sair de casa e ser útil. Pode até ajudar no 190 da Polícia, para atender a quem precisa.
O patrimônio do Estado, de jeito nenhum, não pode ser casa-da-mãe-joana. O nosso está superdimensionado. É preciso dar baixa em tudo aquilo que não tem serventia. Leiloar o que pode ser leiloado. Documentar terrenos e bens públicos. Arrumar o balanço do Estado. Importantíssimo. E organizar num sistema, o que de fato dispomos de valor.
De agora em diante, cada autarquia, fundação, secretaria – enfim, todos, devem começar a olhar os convênios, as datas de vencimento, as prestações de contas, os repasses para municípios, as diárias, suprimentos de fundo, tudo, tudo, tudo – para que possamos ano que vem, passar o governo bem arrumado.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Meu Deus, que mentira, tanta demagogia
Acredito na vontade do governador,mas seus secretário não demonstra isso,na Sejus quando foi feito uma reforma pra diminuir despesas criaram 35 cargos altíssima para atender os enteresses do secretário,na sepog cargos altíssimos de políticos ,sem falar na proprio gabinete do governador,e fantasma pra todos lado ,pessoas que mal sabe enviar um e-mail e cds de valores alto, mas indicação de deputado,alvorada manda nesse governo.o resto é blá blá blá.
Acredito na vontade do governador,mas seus secretário não demonstra isso,na Sejus quando foi feito uma reforma pra diminuir despesas criaram 35 cargos altíssima para atender os enteresses do secretário,na sepog cargos altíssimos de políticos ,sem falar na proprio gabinete do governador,e fantasma pra todos lado ,pessoas que mal sabe enviar um e-mail e cds de valores alto, mas indicação de deputado,alvorada manda nesse governo.o resto é blá blá blá.
O Governador, certamente, estava de pilhéria quando concedeu a entrevista, pois a A Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), criada pela Lei Complementar nº 411, de 28 de dezembro de 2007, é responsável pela gestão e coordenação da Política de Assistência Social, Segurança Alimentar, Habitação, Transferência de Renda e Promoção da Cidadania e Direitos Humanos no Estado, a qual já foi comandada por sua irmã, Cláudia Moura, nunca teve um concurso público desde que foi criada, portanto, todos os servidores que lá estão são comissionados. Com a palavra, o governador Confúcio Moura.
Esse senhor é patético, beira a senilidade. Quanta hipocrisia! O camarada passa praticamente dois mandatos a frente do Poder Executivo Estadual, e no final de sua trajetória como mandatário aparece com receitas prontas e sugestões para moralizar a máquina pública e torná-la eficiente. Faça um favor aos rondonienses de bem e servidores públicos comprometidos Vossa Excelência, deixe de regurgitar asneiras e ocupe-se em aproveitar o restante de vosso mandato para tentar executar suas fabulosas ideias e dar um pouco de dignidade ao povo de Rondônia e aos servidores públicos de carreira.
"Deixar como legado, um quadro mínimo de servidores efetivos." Como se isso fosse algum mérito...defasou o quadro de servidores públicos de varias áreas do estado (exemplo: segurança pública), dando prioridade aos cargos comissionados. Legado? conta outra!
PARECE QUE O SENHOR GOVERNADOR ESTÁ DESINFORMADO.....ou não conhece o DETRAN....POIS ESTÁ SUPERLOTADO DE COMISSIONADOS.....OU SEJA CABOS ELEITORAIS DO PDT.
É DISSE QUE ESTÁ TUDO ARRUMADINHO, E OS SERVIDORES EFETIVO QUANDO IRÃO PELO MENOS RECEBER AS PERDAS SALARIAS ANUAS DE INFLAÇÃO, DESDE 2012 (ISSO É MINIMO).
Falando em autarquias , secretarias com cargos comissionados, como fica o DETRAN uma vez que quase todo quado do mesmo é comissionado e os que passaram no último concurso não foram nem chamados.
Se todos os órgaos tomassem esse cuidado seria uma maravilha governador, pois no final do ano não precisariam correr desesperadamente para fecharem suas contas e apresentarem seus balanços contábeis e patrimoniais corretos aos órgãos de fiscalização. E as empresas públicas estão fora? Será que a CAERD, SOPH, RONGÁS estão tão bem assim?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook