Conheça a trajetória de compromisso com a advocacia rondoniense de Gabriela Pinheiro, diretora da CAARO
"Quando comecei a estudar o direito penal, passei a entender o que meu pai viveu"

Gabriela da Silva Pires Pinheiro tem uma história de vida marcada por desafios, superação e dedicação. Nascida em Porto Velho – RO, filha mais nova de Sheila Tinoco e Izaque Pires, Gabriela teve sua infância repleta de momentos felizes ao lado de suas irmãs, Kelly e Izabela.
Publicidade
“Minha irmã primogênita tem deficiência mental desde o nascimento, a irmã do meio sempre ajudou na criação das irmãs, dando suporte e logo depois, a caçula sou eu. Nós tivemos uma infância boa, sempre estudamos em colégio público, mas nunca passamos necessidades.”
Aos nove anos, durante um churrasco em sua casa, um episódio trágico transformou completamente sua vida. Uma discussão entre seu pai e um vizinho tomou proporções inesperadas. Sua família precisou enfrentar novos desafios, resultando em uma drástica mudança.
![]()
“Todos nós estávamos lá, meu pai foi preso, e a partir dali tudo mudou na nossa família. Tive essa transição de criança para adolescência indo para o presídio, até meus 13 anos.”
Infelizmente, durante o cumprimento de pena em um presídio de segurança máxima, seu pai foi uma das vítimas de uma tragédia que resultou na condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Apesar das adversidades, Gabriela encontrou na sua mãe uma grande fonte de força. Mulher de fé e resiliência, sua mãe manteve a família unida em um ambiente de amor e dedicação.
![]()
“Minha mãe era calma, paciente e sábia, conduziu a gente muito bem. Diante de tudo o que aconteceu, minha mãe precisou trabalhar, deixando eu e minhas irmãs em casa, com a mais velha, que tem deficiência mental. Foi um período de muitos desafios”.
Aos 18 anos, começou a trabalhar para ajudar em casa, e, aos 20 anos, teve a oportunidade de ingressar em um escritório de advocacia. Foi lá que encontrou uma madrinha de formação, Patrícia Holanda Rocha, que a incentivou a cursar Direito.
“Na faculdade comecei a entender o que a minha família tinha passado, muitas arbitrariedades acontecem com a família do detento. O tratamento com a família do preso equipara-se ao preso. E estudando direito penal, entendi o que o meu pai passou, progressão de pena, aberto, fechado, semi-aberto, comecei a entender a logística inteira.
Leia também:
- Conheça a trajetória de Márcio Nogueira até o segundo mandato na presidência da OAB Rondônia
- Conheça a trajetória de Vanessa Esber, vice-presidente da OAB Rondônia
- Caminho até a Diretoria: Conheça a trajetória de Nelson Maciel, secretário-geral da OAB Rondônia
- Caminho até a Diretoria: Conheça a trajetória de Thalia Pena e a sua missão na advocacia trabalhista
Já formada, Gabriela abraçou a advocacia criminal e especializou-se na área. Sempre com um olhar voltado ao social, realizou muitos atendimentos jurídicos gratuitos para ajudar mães que não tinham acesso a advogados.
![]()
“Saí da faculdade com a missão de ser criminalista. Eu já compreendia as dores das famílias e a realidade dos detentos, só não tinha a teoria do Direito. Mas a prática da execução penal, essa eu compreendia muito bem”.
Ao longo de sua jornada, Gabriela percebeu a importância de estar inserida na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO). Sentindo a necessidade, buscou apoio e encontrou acolhimento na Comissão dos Criminalistas. Posteriormente, também integrou a Comissão da Mulher Advogada.
“Me ajudou muito, tive muita dificuldade para entrar nos presídios para falar com os meus clientes. Encontrei na comissão o suporte que precisava. Já não estava mais sozinha!”
Durante sua atuação na Ordem, Gabriela Pinheiro, movida por sua grande vontade de servir, foi acolhida pela atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Aline Silva. Inspirada pelos pilares da gestão, Gabriela aceitou o convite para integrar a diretoria da CAARO.
“Tenho muita gratidão, desde que peguei minha carteira, recebi suporte. Dentro da ordem, você cresce, em pouco tempo já aprendi muita coisa. A presidente Aline tem nos incentivado a servir com excelência. A advocacia rondoniense merece.”
A trajetória de dedicação e compromisso de Elisabete Balbinot, diretora da CAARO
“Escolhi a advocacia como profissão e me dedico a contribuir, pois quero o melhor para a minha classe”
Segurança do Carnaval 2025 é garantida com emprego de reforço no policiamento e ações desenvolvidas
Policiais militares foram empregados durante os dias de festa, com a missão de atuar nas principais vias e espaços de concentração do público
Nova Diretoria do SIMERO Toma Posse e Anuncia Planos para o Triênio 2025-2028
A nova diretoria do SIMERO inicia sua gestão com grandes desafios e expectativas, prometendo avançar nas demandas da classe médica e fortalecer a atuação do sindicato em todo o estado de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook