Conheça Kit Arduino que é febre na comunidade Maker no Brasil!

Saiba tudo sobre o kit Arduino iniciante, para que serve, quais os tipos, quais os melhores projetos, e ideias para você usar na construção do projeto!

Tudorondonia
Publicada em 26 de agosto de 2022 às 15:09
Conheça Kit Arduino que é febre na comunidade Maker no Brasil!

Trabalhar com o kit Arduino iniciante oferece grandes vantagens para quem busca começar novos projetos que testem o conhecimento e abram portas no mundo da tecnologia. Conheça bem os itens contidos neste kit, confira cada uma das peças, leia o manual de instruções e inicie aos poucos a construção do que você tem em mente!

O que é o kit arduino iniciante?

O kit Arduino iniciante é a escolha ideal para quem está em busca de se inserir na área da robótica, mas precisa de uma base completa e menos complicada para iniciar. Dessa forma, é interessante adquirir o kit em uma loja de Arduino.

Não é preciso se preocupar com peças em falta, ao comprar o kit iniciante, todos os produtos vêm incluídos e prontos para serem utilizados em seus projetos.

Inclusive, não podemos esquecer de mencionar que, dentro do kit Arduino, virá algumas informações que permitirão a construção de projetos específicos. Dessa maneira, você terá uma base de conhecimento do que é preciso para colocar as mãos na massa e iniciar uma criação inovadora.

Para que serve?

O kit Arduino iniciante serve, especificamente, para que pessoas que entendem pouco do assunto possam se familiarizar com esse conteúdo e melhorar as suas próprias técnicas, através das explicações que forem fornecidas.

Vale ressaltar que, com o kit Arduino iniciante, é possível trabalhar em sala de aula com alunos que estão no ensino fundamental II, durante as atividades de robótica. Isso fará com que todos possam trabalhar em conjunto para iniciar a construção de um projeto do zero, de acordo com as suas explicações e com ajuda das instruções fornecidas.

Caso você tenha o interesse de trabalhar com o kit Arduino iniciante na sua casa, será extremamente vantajoso aprender conceitos básicos, mas que farão total diferença a longo prazo. É justamente por estas informações que você irá ingressar com maior facilidade no mundo da tecnologia e usar suas técnicas para inovar neste setor.

Quais os tipos de kit arduino e para que projetos são indicados?

Em uma loja de Arduino você encontrará kits indicados para trabalhar com a construção de projetos avançados ou básicos, em sua casa, com vários outros equipamentos ou com itens mais simples.

Independente de sua escolha, saiba que na loja de Arduíno você encontrará os melhores produtos para iniciar o seu trabalho, e fazer com que suas técnicas evoluam gradativamente até construir protótipos mais avançados e complexos.

Os estudos feitos a partir do kit Arduino Iniciante permitem que você aprenda a desenvolver projetos como, por exemplo, fazer as luzes LED ligarem, ou mesmo construir um contador próprio. Por essa razão, ao procurar uma loja de arduino para adquirir seus componentes, se certifique da qualidade dos produtos e não deixe de buscar orientação!

Quais os melhores projetos com arduino de iniciantes e Makers mais experientes? 

Após você encontrar uma boa loja de Arduino para conseguir fazer as compras de que precisa, saiba que é possível montar inúmeros projetos incríveis com o decorrer do tempo. Será necessário somente ter um pouco mais de paciência, foco, concentração e determinação para chegar ao resultado o qual você tanto almeja. Confira a seguir alguns exemplos de projetos incríveis para sua formação:

Leitura de Sinais Analógicos com Potenciômetro

O potenciômetro é um resistor cujo valor de resistência pode ser ajustado de forma manual. Ao variar a posição da chave manual, seja ela giratória ou slide, o valor da resistência entre o terminal de saída e os outros terminais se altera. Nesse projeto, deve-se ligar a saída de um potenciômetro a uma entrada analógica da Arduino UNO. A entrada analógica do Arduino, ao receber um sinal de tensão externo, faz a conversão do mesmo para um valor digital, que é representado por um número inteiro de 0 a 1023. Se for 0V, será 0, e se for 5V, será 1023, e assim proporcionalmente para todos os valores.

Controle de LED’s com Botões

Os push-buttons e leds são elementos presentes em qualquer circuito. As chaves são usadas para enviar comandos para o Arduino e os Leds são elementos de sinalização. Esses dois componentes são controlados por meio das entradas e saídas digitais do Arduino. Neste projeto, deve-se ler o estado de um push-button e usá-la para acender ou apagar um led.

Acionamento de LED conforme do Luz Ambiente

O sensor LDR é um sensor de luminosidade. Ou seja, um resistor cuja resistência varia com a quantidade de luz que incide sobre ele. Esse é seu princípio de funcionamento. Quanto maior a luminosidade em um ambiente, menor a resistência do sensor. Essa variação na resistência é medida através da queda de tensão no sensor, que varia com a queda na resistência. Para podermos ler as variações de tensão, usa-se o sensor como parte de um divisor de tensão. Assim, a saída do divisor será dependente apenas da resistência do sensor, pois a tensão de entrada e a outra resistência são valores conhecidos.

Medindo a Temperatura do Ambiente

O sensor de temperatura NTC pertence a uma classe de sensores chamada de Termistores. São componentes cuja resistência depende diretamente da temperatura. Para cada valor de temperatura há um valor de resistência. O princípio para medir o sinal de um termistor é o igual ao que usamos para medir o sinal do LDR. Vamos medir, na verdade, a queda de tensão provocada na resistência do sensor.

Contador com Display de 7 Segmentos

Os displays de 7 segmentos foram desenvolvidos com Leds. Como já se sabe, o Led é um diodo de material semicondutor que emite luz quando submetido a corrente. Devido à construção desse semicondutor, é necessário um resistor, para que não queime. Por isso, para a ligação de um Led, um resistor em série deve ser conectado. Cada segmento do Display é formado por um led. Ao acionar os segmentos, pode-se formar números e letras. É esse o princípio de funcionamento de um Display. Os segmentos são identificados com letras de A até G e DP para o ponto decimal. Existem dois tipos de displays, com o catodo comum e com o anodo comum. Como o nome já diz, no primeiro, os catodos de todos os segmentos estão conectados em um único pino. No segundo, os anodos estão conectados também em um só pino. Portanto as polarizações são inversas uma da outra.

Acendendo um LED com Sensor Reflexivo Infravermelho

O TCRT5000 é um dos mais populares para utilização em projetos com Arduino. O sensor é fabricado pela Vishay, uma tradicional fabricante de componentes. Trata-se de um sensor reflexivo que possui um emissor infravermelho e um fototransistor. O emissor é um led infravermelho que emite um sinal de luz nessa faixa. Já o fototransistor é o receptor que faz a leitura do sinal de luz. Ou seja, o led emite um feixe infravermelho que pode ser refletido por um objeto. Caso o feixe seja, o fototransistor identifica o sinal recebido e gera um pulso em sua saída. A distância máxima de detecção não é grande, ficando abaixo de 25 mm, o que pode limitar um pouco a sua aplicação. O fototransistor vem com um filtro de luz ambiente, o que maximiza a identificação do feixe infravermelho refletido

Juntos, podemos perceber que o Arduíno é uma ferramenta multifuncional, que nos possibilita criar inúmeros projetos, independente de quais sejam. Para finalizá-los, você vai precisar de um pouco de paciência, atenção e claro, foco para se concentrar e atingir os resultados esperados!

Nenhum processo é prático ou simples, mas com a devida determinação de conseguir construir um projeto do zero, valerá muito a pena cada minuto que passou sentado para montar, testar e verificar se realmente estava pronto ou precisava de alterações. 

Não tenha pressa para verificar o resultado final, pois a ansiedade é a inimiga de bons resultados, principalmente ao que se diz respeito à tecnologia.

Confira também: como abrir uma empresa individual

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook