Prefeitura faz entrega de óculos de correção visual aos alunos da rede municipal

Mais de 40 modelos de armações com lentes de correção estão sendo disponibilizados gratuitamente

Géri Anderson Fotos: Semed
Publicada em 23 de setembro de 2022 às 14:06
Prefeitura faz entrega de óculos de correção visual aos alunos da rede municipal

Programa de Oftalmologia ampliou as consultas especializadas

Para promover melhor qualidade no aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce de problemas visuais, o Programa de Oftalmologia da Prefeitura de Porto Velho ampliou as consultas especializadas e a entrega gratuita de óculos de correção visual aos alunos da rede municipal de ensino.

A triagem e agendamento são realizadas pelas próprias escolas da rede. Mais de duas mil crianças serão atendidas. O serviço é ofertado através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE). Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas unidades escolares.

Após isso, há consulta numa clínica especializada com agendamento prévio, e se comprovada a necessidade, há a confecção da lente e armação ocular. Os óculos começaram a ser entregues na última semana.

Para a secretária Gláucia Negreiros esse momento é importante, pois com a correção da vista os estudantes passam a ter melhor desempenho em sala de aula.

“A gente tem atendido alunos entre três e 12 anos. As entregas dos óculos estão sendo realizadas na sede da Semed e também nas escolas. Esse ano nós colocamos à disposição mais de 40 modelos de armação, então os pais e mães ou as próprias crianças podem escolher o modelo que mais combina ao rosto. O mais gratificante é ver os alunos e alunas voltando a estudar de forma mais produtiva”, comentou a titular da pasta de Educação.

De acordo com a diretora do DSE, Louise Salvador, uma equipe do Programa de Oftalmologia orienta os professores a observar a necessidade de correção da visão dentro da própria sala de aula, identificando quais alunos precisam do suporte. “Quem tem problema de visão ou de leitura já é encaminhado e segue para consulta. O agendamento tem data e hora, o aluno sai com receita para uma empresa parceira produzir as lentes”, acrescentou a diretora.

Segundo a Semed, além das consultas oftalmológicas, foram adquiridas cerca de duas mil armações e lentes para atender toda a demanda das 141 unidades escolares do município.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook