Setembro Amarelo encerra ações de conscientização com idosos
Cerca de 70 pessoas assistiram palestra e o teatro no CCI
Cerca de 70 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de incentivo à vida, na quinta-feira (22). As ações são promovidas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Saúde) em parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
A palestra foi ministrada pelo médico psiquiatra Wendell Jânio de Oliveira. Ele abordou a importância de perceber os sinais no comportamento das pessoas e a alteração de algumas atividades que antes fazia e deixou de fazer. “Toda pessoa que tem pensamento suicida, demonstra com atos não verbais e, num estágio mais avançado, começa a falar diariamente sobre desejos negativos e de morte”.
Com o tema do “A vida é a melhor escolha”, o Centro de Atenção Psicossocial Raio de Luz (CAPS II) programou durante o mês de setembro palestras e rodas de conversa nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nos centros de assistência social do município, e em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino.
Após a palestra, um monólogo foi apresentado pelo orientador social da Semasf, Maycon Henrique Lopes, que ressaltou na dinâmica artística, voltada justamente para os idosos, um ponto de identificação com as bagagens diárias e os nós que não são desatados. É preciso se conscientizar sobre a campanha.
“Todos nós somos vulneráveis a toda e qualquer dificuldade para lidar com nossas emoções. As dores, traumas, e até mesmo as vivências diárias, nos trazem certas situações e pessoas, que ao longo do tempo podem ser insuportáveis. E receber o retorno desses idosos falando o que se viu nessa apresentação, é muito satisfatório”.
As atividades de conscientização ocorreram em duas quintas-feiras, 15 e 22, no CCI. Pessoas interessadas em procurar atendimento ou para mais informações, o CAPS II está localizado na avenida Dom Bosco, número 1391, em frente ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, no bairro Dom Bosco (1º distrito). O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.
Prefeitura antecipa pagamento de setembro
Decisão injetou mais de R$ 17,5 milhões na economia municipal
Municípios se reúnem para tratar da base descentralizada do SAMU
Central de Regulação está sendo construída em anexo à UPA do 2º Distrito
Cremero promove curso de atualização sobre processos licitatórios para departamentos internos
A iniciativa partiu da necessidade de atualizar o conhecimento dos departamentos envolvidos quanto à nova lei de licitações n. 14.133/22
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook