Conselho Estadual de Defesa do Consumidor empossa conselheiros em Rondônia
Cobranças sobre as obrigações do Estado para a reestruturação do Procon marcaram o ato
Os novos membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon) tomaram posse nesta sexta-feira (23) durante reunião na Casa dos Conselhos da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social do Estado de Rondônia (Seas). Na ocasião, a secretária-adjunta, Liana Lima, conduziu o ato de posse aos representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil organizada.
O órgão colegiado que tem por missão planejar e propor a política estadual da área, promover atividades e eventos de orientação e proteção, bem como elaborar e revisar as normas estaduais de fiscalização e controle do mercado de consumo, no interesse do consumidor, conta com representantes de Secretarias de Estado (Seas, Sefin, Seduc e Sesau), Procon, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (IPEM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e da Associação Cidade Verde (ACV).
Também foi escolhido o novo presidente do Conselho. O conselheiro indicado pela Seas, Renato Ramalho, que já esteve a frente do Procon, foi eleito em candidatura única e terá a missão de coordenar os trabalhos para a aprovação de um regimento até 4 de julho, quando devem ocorrer novas eleições.
Porém, antes da definição do presidente, o representante da ACV, o advogado Gabriel Tomasete, recomendou que todos tivessem ciência do histórico do órgão e apontou dificuldade de diálogo com o Estado, que, segundo ele, “até hoje nunca propiciou estrutura mínima de funcionamento”.
“Sem apoio e adequação na lei, para que o Conselho seja efetivamente equilibrado, temos receio de que o Conselho perca a sua finalidade, que é efetivamente defender os interesses dos consumidores e aproximar-se da sociedade”, defendeu Tomasete ao se referir à composição do Conselho.
Militante da defesa do consumidor, ele também citou o fato do Procon em Rondônia ser o único do país que nunca aplicou uma multa. “Temos vergonha de dizer isso quando estamos em eventos dessa área em outros estados. Vamos acompanhar e somar em busca de mudanças em prol do consumidor rondoniense”, endossou.
Presente na solenidade, a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Daniela Nicolai, expôs ser importante esse resgate da história do órgão, que existe hoje por atuação do Ministério Público Estadual. A promotora finalizou pedindo menos burocracia e mais efetividade.
Representando a Fecomércio/RO, Luiz Alexandre registrou que a entidade estará mais próxima do Condecon, buscando o melhor diálogo com todos os setores.
Após eleito, Renato destacou que a Seas pretende estruturar o Condecon e trabalhar com maior transparência e aproximação dos membros, bem como afirmou que o Procon necessita de recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor para sua reestruturação, que é vinculado ao próprio Condecon. Nesse momento, conselheiros levantaram preocupação quanto ao fato de o Governo não destinar recursos ao órgão, cujo orçamento anual é de apenas R$ 37 mil reais, conforme informou a adjunta da Seas.
Cervejaria Louvada irá promover a terceira edição do HappyLouvada na próxima quinta-feira (30)
Festa característica da cervejaria tem o objetivo de estreitar os laços entre a Louvada e consumidores com várias atrações
Justiça condena Caixa por cobrança ilegal de tarifa e determina o ressarcimento dos correntistas
MPF afirma que clientes do banco foram lesados pela cobrança indevida de tarifa por cheque sem fundo quando havia provisão para cobrir parte dos cheques apresentados simultaneamente
Para MPF, fim da cobrança de despacho de bagagem no transporte aéreo representa vitória do consumidor
A avaliação é da Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica, que vem questionando a regra desde que foi instituída
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook