Consumidores de Rondônia ‘caíram no conto do vigário’ da privatização da energia da CERON

Os consumidores precisaram apenas de uns poucos meses  para sentirem uma grande saudade da antiga CERON.

Itamar Ferreira*
Publicada em 16 de fevereiro de 2019 às 09:49
Consumidores de Rondônia ‘caíram no conto do vigário’ da privatização da energia da CERON

Há décadas, mais intensamente a partir do governo tucano de FHC, a privatização de empresas públicas estatais passou a ser a panaceia, o remédio, para todos os problemas brasileiros relacionados, especialmente, aos serviços prestados pelo poder público.

Problemas com ESTRADAS mal conservadas? Privatiza e coloca pedágios, enquanto os usuários convivem com frequentes aumentos abusivos e a qualidade deixa muito a desejar. SAÚDE? Aprove a terceirização dos serviços para as chamadas OSs, como se tentou fazer há pouco tempo no Estado e na Prefeitura da Capital. ÁGUA? As prefeituras apresentam como grande solução privatizar o sistema de água e saneamento, como já aconteceu em Ariquemes, cujos resultados em termos de qualidade e custos das tarifas são questionáveis.

Enfim, o “paraíso das privatizações”, via de regra, representa apropriação de patrimônio público, tarifas mais altas e qualidade de serviços que deixa muito a desejar. Não está sendo diferente com a privatização da energia para a ENERGISA. Os consumidores precisaram apenas de uns poucos meses  para sentirem uma grande saudade da antiga CERON. Duas medidas, adotadas com grande rapidez e “eficiência”, estão mostrando aos incautos consumidores rondonienses no que as empresas privatizadas são realmente boas: gerar lucros fáceis para seus acionistas.

A primeira dessas medidas é um acintoso e escandaloso aumento de 25% na tarifa. Qual a justificativa ou explicação para um aumento tão abusivo? Ora, a ENERGISA recém adquiriu a CERON, menos de um ano, portanto, não se pode alegar defasagem inflacionária, até porque a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de aproximadamente 4% em média.

Na verdade nós, os “trouxas” rondonienses, fomos transformados em “sócios” indiretos da ENERGISA, para bancar seus investimentos. Como assim? Simples: ela quer recuperar rapidamente o investimento feito para comprar a CERON e, ao mesmo tempo, precisa fazer novos investimentos para assegurar o funcionamento da estrutura necessária para prestar o serviço, ao menos com a qualidade da antiga CERON. Todavia, a ENERGISA não está afim de meter a mão no próprio bolso, então no bolso de quem ela está descaradamente enfiando a mão? No seu consumidor rondoniense, que se tornou o “pato amarelo” da Amazônia.

A segunda medida da ENERGISA vai tirar o sono de muita gente: trata-se de um política de “tolerância zero” com a chamada perda de energia, através de ligações clandestinas como rabichos em casas de assentamentos urbanos e os desvios de energia, popularmente conhecidos como “gatos”, em residências e pontos comerciais. Breve, muitos que aplaudiram a privatização estarão respondendo processos judiciais por furto e para devolução de valores furtados por anos da CERON, que agora irão para os sequiosos bolsos da ENERGISA.

Conclusão: a privatização está muito longe de ser a melhor solução para os serviços prestados  pelo poder público, principalmente nas áreas de energia, água, saúde, rodovias, previdências e vários outros. O exemplo mais dramático disso é o caso da Vale do Rio Doce, com o desastre ambiental de Mariana e, pouco tempo depois, a inaceitável tragédia de Brumadinho, onde a ganância por lucros foi sempre a principal prioridade.

Vem mais por aí, pois em breve a Prefeitura de Porto Velho, que está conseguindo a façanha de acabar com o transporte coletivo da Capital, tentará privatizar a água e o saneamento, com as mesmas sedutoras promessas de que privatizar resolve tudo. Ter sido “pato” na privatização da energia e estar amargando 25% na conta foi, digamos, humano, mas voltar a ser “pato” na questão da água e saneamento será burrice mesmo, sem qualquer intenção de maus tratos com o simpático quadrúpede, ao fazer tal comparação.

Comentários

  • 1
    image
    Amilton brito 18/02/2019

    Senhor Jaime falou tudo,isto é consequência do rombo que havia na antiga ceron,agora vão ter que pagar por isto. Lamento,mais é verdade.

  • 2
    image
    João de Deus 18/02/2019

    Rondoniense sofre, mas merece. É burro uma barbaridade! http://agenciasportlight.com.br/index.php/2019/02/17/com-as-atencoes-do-pais-voltadas-para-o-bebbianogate-eletrobras-antecipou-nomeacao-de-preposta-de-jorge-paulo-lemann-na-direcao-da-estatal/

  • 3
    image
    joelson dias 18/02/2019

    Isso foi amplamente divulgado. Com a privatização a conta de luz iria aumentar, as demissões em massa começariam a ocorrer e o povo não acreditou. Agora tá pagando pra ver. Agora cuidado, os políticos que agora se colocam ao lado do povo são os mesmos que venderam a CERON a preço de banana. A Energisa vai lucrar e muito em cima do povo de RO. Ela está demitindo muitos trabalhadores e o MPT não faz nada.

  • 4
    image
    Chico Bento 18/02/2019

    É a realidade, porém não adianta chorar, agora é tarde. E ainda virá outras grandes privatizações, como a Petrobras e bancos estatais, quem viver verá. O povo escolheu seu caminho ao eleger um governante de extrema direita.

  • 5
    image
    L James 17/02/2019

    Só um jornalistazinho fuleiro de quinta categoria para colocar um titulo desse nessa matéria ridícula aí, e ainda induz o povo a pensar errado. privatização sempre foi melhor, o problema é que muitas vezes o setor privado pega uma estatal falida, cheio de dividas, rombos milionários como da ceron, e para empresa privada cobrir esse rombo e colocar a ex estatal nos trilhos tem que arrancar o couro do consumidor, então entendam de uma vez por todas bando de alienados ptistas esquerdistas nojentos, o problema não e a empresa privada e sim a adm publica que saqueou, desviou e roubou a ex estatal, que a cada ano maquiava as contas aumentando o rombo, mas e bem difícil esses esquerdistas entenderem isso, eles são preguiçosos não gostam de trabalhar, odeiam estudar, eles se sentem torturado quando tem que ler alguma coisa. Na Venezuela e em Cuba as empresas são todas estatais e esses países são um lixo, então seus comuna de m... explique isso às pessoas!...

  • 6
    image
    petista 16/02/2019

    ...E quando o mito tão querido pelo rondoniense começar pra valer suas privatizações? Espera que vem mais aumento por aí. Não quiseram pagar 49 reais no gás de cozinha, prometido por HADAAD, só porque o BOLSOBOSTA , prometeu armar a população.kkkkkkk...Esta pagando mais de 90 reais no botijão de gás. Quero ver é mais. Ser apolítico é sofrer na carne.

  • 7
    image
    Dalton Costa 16/02/2019

    Estava achando ruim com o PT? Não se iluda, isto é só o começo!!!! Vem muito mais pela frente. Não tem dinheiro para pagar, fica sem luz!!! Estado liberal é assim.

  • 8
    image
    Christian 16/02/2019

    No governo Dilma Pt também caímos no conto do vigario. Lembro me do aumento nas contas de energia e do desmonte da Petrobras que causou um aumento no preço dos combustíveis. A esculhambação remonta a era petista. Só falta colocarem a culpa no Bolsonaro.

  • 9
    image
    Ademir 16/02/2019

    EU AVISEI..

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook