Conta de luz ficará mais cara em dezembro
Custo será de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos.
Em maio deste ano, em razão da pandemia de covid-19, a Aneel havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano. Entretanto, em reunião extraordinária ontem (30), a diretoria do órgão avaliou que a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia justificavam o aumento.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.
Jogador do Inter é demitido após dizer em vídeo ter dopado mulher e sugerir crime de estupro
O vídeo, que viralizou nas redes sociais, foi publicado por Luiz Vinícius, também jogador do time Sub-20 do Inter
Tribunal Justiça de Rondônia mantém condenação de 21 anos a estuprador
As penas aplicadas ao acusado pelos crimes foram de 21 anos e 3 meses de reclusão, pelo crime de estupro; um mês e cinco dias de detenção pelo crime de ameaça, mais 20 dias de prisão simples pela contravenção de vias de fato
Justiça Rápida Itinerante faz atendimentos pelo WhatsApp em Porto Velho
Interessados em participar da Operação poderão entrar em contato pelo número 981550105
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook