Controladoria Geral de Rondônia adota novo sistema de Controle Interno
“O novo decreto visa atender determinações do Tribunal de Contas quanto ao sistema e é voltado à gestão dos riscos, além disso, agrega valor às organizações, para que atinjam seus objetivos organizacionais”, explica Francisco Netto.
Controlador-geral do Estado, Francisco Netto
Rondônia passou a adotar um novo sistema de Controle Interno, que adequa aos padrões internacionais de Auditoria Interna, preconizados pelo Instituto de Auditoria Interna (IIA) e organiza o modelo às novas práticas de auditoria interna. O novo sistema é disciplinado por meio do Decreto 23277/18 e incentivado pelo Controle Nacional de Controle Interno (Conaci) e também pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO).
De acordo com o controlador geral do Estado, Francisco Netto, as ações desenvolvidas na Controladoria Geral do Estado passam a ser focadas em dois aspectos: na avaliação e monitoramento das atividades de controle interno e atividade de consultoria. “O novo decreto visa atender determinações do Tribunal de Contas quanto ao sistema e é voltado à gestão dos riscos, além disso, agrega valor às organizações, para que atinjam seus objetivos organizacionais”, explica Francisco Netto.
O próximo passo, segundo Francisco Netto, que também atua no controle fiscal do Conaci, após ser sancionado o Decreto, o Estado tem até seis meses para implementar o novo sistema nas Unidades Setoriais. “O primeiro programa de gestão de riscos já está sendo feito na Secretaria de Finanças (Sefin), em conjunto com a CGE”, diz.
Outro aspecto é que a Controladoria Geral do Estado mudou seu programa estrutural e agora passa a ter gerência de monitoramento e avaliação e assessoria especial de transparência e combate e corrupção em nível de coordenadoria. “Nosso objetivo é institucionalizar para a próxima gestão às práticas já adotadas pela CGE”, pontua Francisco Netto.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook