Copa Internacional Ipiranga Sub-20 de 2019 põe fim à hegemonia de paulistas

Em sua 4ª edição, é a primeira vez que um time de São Paulo não será campeão

Betsul
Publicada em 11 de dezembro de 2019 às 15:58
Copa Internacional Ipiranga Sub-20 de 2019 põe fim à hegemonia de paulistas

A Copa Internacional Ipiranga Sub-20 ainda está na sua primeira fase, mas já dá para dizer que a 4ª edição do torneio de base terá um final muito diferente do que os torcedores se acostumaram nos últimos anos. Isso porque será a primeira vez que o campeão da competição não sairá do estado de São Paulo, pondo fim à hegemonia dos paulistas.

Tudo isso graças ao fraco desempenho de Corinthians e Palmeiras, os dois únicos representantes do estado na edição deste ano da Copa Internacional Ipiranga Sub-20. Enquanto o Timão já fez todas as suas quatro partidas da primeira fase e conseguiu somente o 4º lugar no Grupo A, o Verdão até joga mais uma vez, mas mesmo que vença não tem chances de ir à próxima fase do torneio. Melhor para as demais equipes que participam da copa que conta com times do Brasil, América do Sul e Europa.

O primeiro campeão

Em 2016, foi realizada a primeira edição da Copa Internacional Ipiranga Sub-20. No entanto, o torneio já existia antes disso. Desde 2013, para ser mais preciso, mas somente três anos depois ganhou o status de “internacional” com a inclusão de equipes de outros lugares do mundo.

Foram 20 times convidados pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol), 15 brasileiros, além de Nacional e Peñarol, do Uruguai, Toluca, do México, Universidad de Chile e Atlético de Rafaela, da Argentina. Depois da primeira fase, oito times avançaram até o mata-mata, disputado em partida eliminatória única.

Flamengo, Fluminense, Botafogo e São Paulo deixaram pelo caminho, respectivamente, Ponte Preta, Santos, Palmeiras e Grêmio. Na semi, vitórias magras de São Paulo contra o Fluminense e Botafogo diante do Flamengo.

Em um jogo muito agitado na decisão, São Paulo e Botafogo empataram por 2 a 2 e o Tricolor paulista foi mais eficiente, vencendo a final nos pênaltis por 5 a 3, sagrando-se o primeiro campeão da Copa Internacional Ipiranga Sub-20.

Soberania tricolor

No ano seguinte, o São Paulo entrou no campeonato defendendo o título conquistado em 2016. O Tricolor se juntou a outras 19 equipes convidados -- novamente todas elas vindo das Américas. Terminando com a melhor campanha da primeira fase, os meninos de Cotia mostraram que mais uma vez poderiam brigar pelo troféu de campeão.

Nas quartas de final, enquanto eliminaram o Bahia, o Internacional despachou o Atlético-MG, o Huracán, da Argentina, passou pelo Nacional, do Uruguai, e o Palmeiras superou o Juventude.

No confronto internacional da semifinal, o São Paulo ganhou do Huracán em jogo apertado, assim como o Palmeiras diante do Internacional que contava com o apoio de seu torcedor. No clássico paulista da decisão, melhor para o Tricolor, que derrotou o Verdão em um jogão.

O Palmeiras abriu o placar com Aldo, mas o São Paulo respondeu ainda no primeiro tempo e empatou com Valce. O Verdão voltou a ficar à frente com outro gol do camisa 10 e mais uma vez o Tricolor foi buscar a igualdade, desta vez nos pés de Gabriel Novaes.

Pela terceira vez, Papagaio deu a liderança no placar para o Palmeiras e o Alviverde seguiu com essa vantagem até os minutos finais da decisão. No entanto, aos 43 minutos, Tuta balançou as redes e empatou o jogo mais uma vez. Quando parecia que a final seria resolvida nos pênaltis pelo segundo ano consecutivo, Bissoli se transformou em herói, marcou o 4 a 3 para o Tricolor e deu o bicampeonato ao clube.

A vingança palmeirense

Na última edição da Copa Internacional Ipiranga Sub-20, a FGF ainda manteve a disputa da competição com 20 clubes vindo do Brasil e de países vizinhos na América do Sul e Central. Grêmio, Botafogo, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras, Vasco, Internacional e Corinthians avançaram (primeira vez que o mata-mata contou só com brasileiros).

Nas quartas, o Palmeiras goleou o Vasco, o Inter eliminou o Cruzeiro com placar mínimo e São Paulo e Vasco passaram nos pênaltis por Corinthians e Grêmio, respectivamente. Foi também nas penalidades máximas que o Verdão garantiu sua vaga na decisão batendo o Colorado na semifinal. Já o Tricolor paulista resolveu tudo no tempo normal e despachou o Gigante da Colina.

Assim, Palmeiras e São Paulo se encontraram mais uma vez na final e desta vez a história foi bem diferente. O Verdão saiu na frente logo nos minutos iniciais da decisão, quando Papagaio aproveitou cruzamento da direita para bater de primeira e colocar o Alviverde em vantagem.

O empate Tricolor só veio na segunda etapa, com Toró. Depois de jogada pela esquerda, a defesa afastou mal e o são-paulino aproveitou para bater firme no ângulo do goleiro, levando a partida para os pênaltis.

Na marca da cal, o Palmeiras foi mais eficiente, venceu por 4 a 3 e ficou com o título da competição pela primeira vez, desbancando o reinado do São Paulo, mas ainda mantendo uma hegemonia paulista na Copa Internacional Ipiranga Sub-20.

Fim da hegemonia

Sem o São Paulo entre os participantes e somente com Palmeiras e Corinthians representando o futebol paulista, a edição de 2019 não terminou bem para os times do estado. Aliás, acabou bem cedo. O Timão só venceu um dos quatro jogos que fez no Grupo A (contra o Nacional do Uruguai) e já está eliminado ainda na primeira fase.

Mesmo caso do Palmeiras, que fez uma campanha ainda pior, com três derrotas e somente um empate (1 a 1 contra o Defensor, do Uruguai). Com os dois times eliminados, o título pode ficar com Internacional, Grêmio, Vasco, Athletico-PR, River Plate-ARG, Atlético Nacional-COL, Independiente-ARG ou América de Cali-COL.

Aposte com o Betsul

As quartas de final da Copa Internacional Ipiranga Sub-20 começam já nesta terça-feira (10) e te dão a oportunidade de faturar bastante em um dos torneios mais famosos das categorias de base. Portanto, faça já o seu cadastro, aproveite que o primeiro depósito pode te garantir bônus de R$ 120,00 e dê os seus palpites no melhor site de apostas esportivas da América do Sul.

Fonte: Betsul

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook