Coren-RO lamenta morte de técnica de enfermagem e faz um alerta acerca do episódio

O Coren salienta ainda que inúmeros fatores estão associados à mortalidade por suicídio entre profissionais de enfermagem.

Ascom/Coren-RO
Publicada em 21 de março de 2019 às 14:05
Coren-RO lamenta morte de técnica de enfermagem e faz um alerta acerca do episódio

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) manifesta solidariedade e pesar pelo falecimento da Técnica de Enfermagem, Samia Mara Vieira Soares, que foi encontrada morta nessa quinta-feira (21) dentro de um hospital particular de Porto Velho. Segundo informações, suspeita-se que a profissional tenha se suicidado.

O Coren-RO lamenta a perda de mais uma profissional e chama a atenção para que mais políticas públicas sejam implementadas na esfera da saúde mental, a fim de que novas mortes sejam evitadas, tendo em vista que o ocorrido com a profissional de enfermagem, não é um caso isolado no Estado, pois não é novidade para quem trabalha no âmbito da saúde, mas em geral uma realidade desconhecida para a sociedade que o número de suicídios entre profissionais de enfermagem vem aumentando assustadoramente.

O Coren salienta ainda que inúmeros fatores estão associados à mortalidade por suicídio entre profissionais de enfermagem. Além disso, o Coren reforça que na área da saúde o profissional deve estar em boas condições físicas e emocionais para que possa desempenhar um serviço de qualidade. Porém o que acontece muitas vezes é que o profissional da área de saúde, incluindo os profissionais de enfermagem, tem adoecido com maior frequência, trabalhando tensos e cansados. Estão ansiosos e depressivos, desmotivados e com baixa realização pessoal, fatores estes decorrentes de baixos salários, cargas horárias exaustivas, precariedade no ambiente de trabalho, falta de segurança física, entre outros fatores que interferem no emocional dos profissionais de saúde.

Aos familiares, amigos e colegas de trabalho da técnica de enfermagem, o Plenário do Coren-RO, expressa sua solidariedade neste momento de dor e consternação.  

Comentários

  • 1
    image
    Aguinel ambrosio 21/03/2019

    Sou um profissional na area sou tecnico e quem me conhece sabe que ja questionei a desvalorizaçao de nos profissionais desta area somos a classe que mantem qualquer modalidade hospital funcionando e somos os menos valorizado e os mais cobrados...

  • 2
    image
    Rose Prado 21/03/2019

    Sou Funcionária Pública trabalho na Enfermagem à 23 anos, amo o trabalho de enfermagem, pois o ato de cuidar é lindo e gratificante, mais EU digo e afirmo que o trabalho de um Conselho é ter visão ampla, os representante do COREN devem ter mais cuidado para com os profissionais todos da Enfermagem vem com uma carga somatória que deve ser acompanhados pela SESMT, por favor cadê o Conselho Federal precisamos ter voz e vez, sabemos de nossos deveres e nossos direitos que estão sendo violados a muito tempo, somos assegurados em Leis e precisamos de intervenção urgente.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook