CORONÁVÍRUS: é possível evitar uma tragédia maior em Rondônia no número de mortes e na crise econômica

Os números não mentem e atualmente os onze municípios, com maior número de infectados por 10 mil habitantes, poderiam ser divididos em três áreas de controle

Por Itamar Ferreira
Publicada em 21 de junho de 2020 às 10:12
CORONÁVÍRUS: é possível evitar uma tragédia maior em Rondônia no número de mortes e na crise econômica

A sociedade rondoniense precisa superar o falso dilema de se priorizar salvar vidas ou as empresas. As experiências de outros países, como Itália e Espanha com imensas tragédias ou Nova Zelândia e Argentina com exitosas políticas de enfrentamento do coronavírus têm muito a nos ensinar.

E talvez não seja preciso ir tão longe para buscar exemplos: em Cacoal, mesmo sendo um grande centro universitário e polo regional de medicina, fatores de risco, mostra números exitosos nesta verdadeira guerra: por 10 mil habitantes a cidade possui 7 vezes menos infectados que Porto Velho, 8 vezes menos que Guajará e 24 vezes menos que São Miguel. Ji-Paraná e Vilhena também têm obtidos bons resultados, se comparados aos municípios da zona amarela e, principalmente, da zona vermelha, da planilha abaixo:

Os números não mentem e atualmente os onze municípios, com maior número de infectados por 10 mil habitantes, poderiam ser divididos em três áreas de controle:

ÁREA VERMELHA: nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, São Miguel e Candeias do Jamari é preciso decretar imediatamente Lockdow por 14 dias, com avaliação técnica, médica e científica ao final deste período, para avaliar a possibilidade de reduzir o nível do isolamento mais restritivo ou a necessidade de renovar por mais 14 dias, com reflexo direto no retorno ou não de mais atividades econômica.

Durante o lockdow  nestas quatro cidades, seria preciso uma campanha massiva de conscientização - inclusive com carros de som como em março no início do isolamento social -, uma rigorosíssima fiscalização (com multas para pessoas e interdição de estabelecimentos), ampliação das barreiras sanitárias, política de testagem permanente, monitoramento dos novos casos e ampliação de respiradores, leitos de enfermaria e UTIs.

ÁREA AMARELA: Os municípios de Ariquemes, Nova Mamoré, Jaru e Rolim de Moura precisariam urgentemente melhorar as medidas de prevenção: intensificar campanhas de conscientização da população, ampliar barreiras sanitárias, testagem mais ampla, controles de novos infectados, fiscalização rigorosa e ampliação da capacidade de atendimento hospitalar. Com avaliação técnica, médica e científica ao final de cada período de 14 dias, para avaliar a necessidade de ampliar ou reduzir as medidas de enfrentamento ao coronavírus, com reflexo direto no nível de atividade econômica.

ÁREA VERDE: os municípios de Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal, que têm obtido até o momento os melhores resultados no enfrentamento do coronavírus, deveriam manter as atuais políticas de prevenção e controle. As experiências deles poderiam servir de exemplo para os demais. Igualmente, com avaliação técnica, médica e científica ao final de cada período de 14 dias, para avaliar a necessidade de ampliar ou reduzir as medidas adotadas para o enfrentamento ao coronavírus, com reflexo na ampliação ou não das atividades econômicas.

* Itamar Ferreira é advogado e responsável pela Coluna Reticências Políticas.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook