Corpo de Dom Moacyr Grechi está sendo velado na Catedral Metropolitana de Porto Velho desde às 6 da manhã

Arcebispo Emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, de 83 anos, morreu às 19h dessa segunda-feira , 17, no hospital 9 de Julho, vítima de choque séptico, broncoaspiração.

TUDORONDONIA(Foto: Reprodução TV Acre)
Publicada em 18 de junho de 2019 às 11:18
Corpo de Dom Moacyr Grechi está sendo velado na Catedral Metropolitana de Porto Velho desde às 6 da manhã

O corpo do arcebispo emérito Dom Moacyr Grechi está sendo velado, desde às 6 horas desta terça-feira (18),  na Catedral Metropolitana de Porto Velho,  na rua Dom Pedro II, no centro da capital

Estão sendo celebradas missas de corpo presente. A primeira foi às 8 horas; a segunda será ao meio dia e a última, às 18h15.

A Santa Missa Exequial,  seguida de sepultamento,  será às 9 horas desta quarta-feira, 19.

Arcebispo Emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, de 83 anos,  morreu às  19h dessa  segunda-feira , 17,  no hospital 9 de Julho, vítima de choque séptico, broncoaspiração.

Filho de Urivalde Grechi e de Eufêmia Pescador Grechi, nascido em 19 de janeiro de 1936 em Turvo – SC, Dom Moacyr foi ordenado presbítero da Ordem dos Servos de Maria em 29 de junho de 1961.

Tendo sido nomeado Prelado do Acre e Purus em 1972, função que exerceu por pouco mais de um ano como presbítero, foi ordenado Bispo Titular de Vegesela da Numídia a 21 de outubro de 1973.

Ao ser erigida a Diocese de Rio Branco em 1986, foi nomeado seu primeiro Bispo. Em 29 de julho de 1998 foi nomeado Arcebispo de Porto Velho, cargo que exerceu até a aceitação de sua renúncia por idade em  30 de novembro de 2011.

Durante seu ministério, Dom Moacyr sempre se mostrou preocupado com as causas sociais, com a vida dos pequenos e dos pobres. O que fez também em  nível institucional, sendo um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo seu presidente por oito anos,  e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), atuando na defesa dos pequenos agricultores, dos indígenas, dos seringueiros e de muitos outros em situação de exclusão social.

Destaca-se o seu grande amor e incentivo às CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), movido sempre pela profecia vinda do Evangelho de  Jesus Cristo (cuja leitura costumava carinhosamente cobrar do povo), bem como um profundo amor pela Virgem Maria, Mãe de Jesus.

Durante o 12º Intereclesial das CEBs, foi o divulgador de um provérbio africano que diz: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

VINTE VEREADORES DE PORTO VELHO FAZEM FARRA COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE

VINTE VEREADORES DE PORTO VELHO FAZEM FARRA COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE

Estão sendo beneficiados os Vereadores FRANCISCO EDWILSON BESSA HOLANDA DE NEGREIROS, ADA CLEIA SICHINEL DANTAS, ALAN KUELSON Q. FEDER, ALEKSANDER ALLEN NINA PALITOT, ANTONIO CARLOS DA SILVA, CRISTIANE LOPES DA LUZ BENARROSH, EDESIO FERNANDES DA SILVA, ELLIS REGINA BATISTA LEAL, JOELNA RAMOS HOLDER AGUIAR, JOSE ASSIS JUNIOR REGO CAVALCANTE, JOSE FRANCISCO DE ARAUJO, JOSE RABELO DA SILVA, JURANDIR RODRIGUES DE OLIVEIRA, MARCELO REIS...