Covid-19: Brasil apresenta estabilidade no número de casos, mas registra aumento em nove estados
Boletim da Fiocruz aponta crescimento principalmente no Sul e Sudeste
O último boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz mostra um crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em estados das regiões Sul e Sudeste, além da Bahia. Já em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo houve uma interrupção no crescimento. Os dados são da análise referente à Semana Epidemiológica (SE) 45, de 5 a 11 de novembro.
Em nível nacional, o cenário é de estabilidade, por causa da variação entre os estados. Nove das 27 unidades federativas apresentaram sinal de crescimento nas últimas seis semanas até o início de novembro: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O estado do Rio de Janeiro registrou uma interrupção precoce da queda de casos associados à Covid-19, e o Espírito Santo registrou aumento.
O pesquisador Fiocruz e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, comenta sobre a incidência nas últimas semanas e diz que o que vemos é um cenário típico de problemas de infecções respiratórias.
“Tem uma incidência bastante expressiva nos dois extremos de faixas etárias analisadas: crianças pequenas e população de idade avançada. Nas crianças a gente tem uma série de vírus associados a essas internações e na população de idade avançada aí é fundamentalmente o Sars-CoV-2 (Covid-19)”, observa.
Cuidados
Para a infectologista Joana D’arc Gonçalves, a intensidade da onda de casos positivos da doença depende do comportamento da população. Ela alerta que as medidas de prevenção devem ser mantidas.
“A primeira delas é a vacina. A gente sabe que somente em torno de 16,7% da população brasileira fez a vacina com a bivalente. Outro quesito é o uso de máscara. Então, avalie o seu risco e utilize a máscara em alguns ambientes: ambientes de pouca ventilação, ambientes onde tem muitas pessoas, como transporte público, hospitais, elevadores”.
A recomendação do Ministério da Saúde é que pessoas com sintomas de gripe devem evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas).
Em 2023, foram registradas 9.813 mortes pela doença no país.
Nota de Solidariedade à Diretoria do SINJUR
Neste momento crucial, é necessário reafirmar que a missão do sindicato transcende questões individuais e se concentra na luta coletiva em favor da classe trabalhadora
Sintero e Sindsaúde discutem sobre reajuste do auxílio-alimentação com secretária da Sepog
Na reunião, os sindicatos relembraram que a pauta foi tema de debate durante a campanha do Governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que se comprometeu em resolver essa desigualdade de valores
Divulgado resultado final de concurso para ingresso no quadro de servidores do MPRO
As provas foram aplicadas em 6 de agosto
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook