CPI quer explicações sobre cobrança de altas taxas de juros dos cartões de crédito
O presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), questionou as altas taxas de juros cobradas pelos cartões. Segundo ele, a falta de concorrência no mercado estimula a prática de cartel.
A CPI dos Cartões de Crédito quer ouvir em audiências públicas empresas do setor para saber quais as explicações para os juros cobrados aos consumidores. As audiências fazem parte do plano de trabalho da CPI, aprovado ontem quarta-feira (25). Também estão previstos convites a representantes dos consumidores e lojistas que usam cartões de crédito.
O presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), questionou as altas taxas de juros cobradas pelos cartões. Segundo ele, a falta de concorrência no mercado estimula a prática de cartel.
— No mercado brasileiro só o Visa e o Mastercad representaram 90% de todo esse movimento. Se isso não é um cartel, quem sabe seja o grande problema dessa alta taxa de juros, que eu chamo de usura — criticou.
O relator da CPI, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) disse que a comissão precisa ouvir representantes de consumidores finais e lojistas para conhecer os benefícios da compra e venda no cartão de crédito, assim como as emissoras e credenciadoras, para entender melhor como ocorre a formação desses preços e o que pode ser feito para que haja sua redução.
— Julgo que devemos avaliar outras medidas, por meio da legislação ou regulação, que torne o mercado mais eficiente, que possa punir as distorções e que possa ensejar a oferta de crédito ao menor custo — defendeu.
De acordo com o plano de trabalho, a comissão também deve ouvir os reguladores do mercado, como representantes do Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor, do Banco Central e do Ministério da Fazenda. A primeira audiência pública da comissão deve ocorrer em 9 de maio, e a apresentação do relatório está prevista para 27 de junho.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook