Cresce o número de mulheres filiadas ao Podemos
“Nosso objetivo é consolidar a participação política das mulheres e nos fortalecer para o enfrentamento dos problemas sociais do Brasil, rumo à conquista da cidadania plena”, ressalta Renata Abreu
O Podemos é um dos cinco partidos que mais filiam mulheres. Hoje, elas representam 44,5% do total de filiados no partido. E entre elas está a deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos e uma das maiores batalhadoras do ingresso das brasileiras na política.
Órgão partidário presidido por mulher ajuda no engajamento feminino. E é isso que Renata Abreu tem feito desde que entrou na política: cativar e aumentar a participação feminina nesse campo. Para ela, conseguir a igualdade política é condição fundamental para que a desigualdade estrutural de nossa sociedade se modifique para que os direitos de ambos os sexos sejam reconhecidos e praticados efetivamente.
“É necessário construir estratégias para aumentar a presença das mulheres nos espaços institucionais da política. Isso deve começar dentro dos partidos”, explica Renata Abreu, que complementa: “A construção de políticas públicas capazes de responder às demandas sociais precisa da participação de mais mulheres, que têm o olhar e a sensibilidade no trato dessas demandas.”
É por isso que no Podemos mulher tem lugar cativo em todos os diretórios do partido. Resolução de Renata Abreu, de abril de 2021, determinou a nomeação obrigatória das presidentes do Podemos Mulher em todas as comissões vigentes, definitivas ou provisórias do partido. É o Podemos assumindo o pioneirismo da presença feminina em todos os seus órgãos partidários no Brasil.
“Nosso objetivo é consolidar a participação política das mulheres e nos fortalecer para o enfrentamento dos problemas sociais do Brasil, rumo à conquista da cidadania plena”, ressalta Renata Abreu.
Segundo levantamento da Folha de S.Paulo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as mulheres representam 45,8% dos filiados em algum partido. Em 2018, eram 44,4%. E em números absolutos, Podemos, Patriota, PT, Republicanos e Psol foram os que mais filiaram mulheres nos últimos quatro anos. Nos últimos quatro anos, o número de filiadas no Podemos saltou de 152 mil para 182.632.
MAIS PIONEIRISMO FEMININO
E o Podemos surpreende mais vez. Para as eleições proporcionais deste ano, o partido inovou na exigência do percentual por sexo de 70% e 30% exigido pela Justiça Eleitoral. No Piauí, montou uma chapa com 70% de mulheres e 30% de homens, surpreendendo inclusive o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“Este ano tivemos uma inovação, até agora, que a gente ainda não tinha visto. O total de 70% foi exatamente para o gênero feminino e 30% para masculino. A gente vê isso como um progresso”, destacou Carmem Campelo, Chefe da Seção de Autuação e Distribuição de processos do TRE-PI, em entrevista ao Portal Opinião e Notícia, do Piauí.
Para Renata, a mulher precisa ocupar seu espaço no poder. “Ainda somos minoria em cargos eletivos, é um trabalho intenso de engajamento e incentivo. Os números, entretanto, mostram mais mulheres mais engajadas e mais candidatas mais competitivas. E isso é muito bom para a nossa democracia”, finaliza a presidente nacional do Podemos.
Câmara aprova PL do vereador Corazinho, que homenageia pioneiros com denominação de ruas do Residencial Park dos Buritis
Conforme Carazinho, os homenageados receberam através deste Projeto, uma justa homenagem por, juntamente com suas famílias, contribuírem com o desbravamento e o progresso de Cacoal
Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE
À Justiça Eleitoral, ele declarou patrimônio de R$ 2,3 milhões
Entenda o significado de termos usados em época de eleição
Proximidade com início da campanha eleitoral traz uma enxurrada de informações aos eleitores. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou um glossário eleitoral, com os principais termos usados nessa época, descritos por ordem alfabética
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook