Criação de reserva florestal em Rondônia somente com deliberação da Assembleia

Projeto do deputado Maurão de Carvalho disciplina a criação de reservas florestais.

Geovani Berno             
Publicada em 09 de novembro de 2017 às 16:19
Criação de reserva florestal em Rondônia somente com deliberação da Assembleia

O Projeto de Lei nº 791/17 de autoria do deputado Maurão de Carvalho (PMDB) dispõe sobre a criação de reserva florestal, pelo Poder Executivo de Rondônia, pertencente a qualquer zona do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de Rondônia, instituído pela Lei Complementar nº 233, de 06 de junho de 2000 e suas alterações.

Segundo Maurão, toda a criação de reserva florestal deve ser feita por meio de lei devidamente deliberada pela Assembleia Legislativa disciplinando a questão de criação de reservas florestais, “vez que o Poder Executivo tem criado costumeiramente, via decreto, sem passar pelo crivo desta Casa de Leis” afirmou o parlamentar.

Embora seja administrativamente possível, declarou Maurão, o Poder Legislativo fica totalmente excluído de tal decisão em relação à reserva criada, “restando tão somente reclames daqueles que de certa forma foram prejudicados”.

Sendo o Poder Legislativo a caixa de ressonância da sociedade, “aquelas famílias fixadas na respectiva área, são obrigadas a desocupar a área, muitas vezes ficando a mercê da própria sorte, sem que haja uma compensação justa e digna” disse Maurão ao pedir a aprovação do projeto.

Passando o projeto pela Assembleia, será possível ampla discussão da matéria, onde será debatida com profundidade a real necessidade de criação da reserva, bem como “a busca efetiva de compensação justa que verdadeiramente atenda as famílias que serão atingidas pela criação da referida reserva”, finalizou Maurão.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook