Criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para o combate às drogas é debatida em Alto Paraíso
Conselho Municipal será responsável por articular ações de enfrentamento com iniciativas de prevenção e recuperação para diminuir o impacto da criminalidade que deriva do tráfico e consumo de drogas no município
Criação do Conselho Municipal foi discutida na Câmara de Vereadores de Alto Paraíso
Uma audiência pública aconteceu no último dia 24 de fevereiro, reuniu a sociedade civil e representantes de setores público e privado para debater a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, em Alto Paraíso.
O evento que fez parte da programação da Semana de Mobilização Contra as Drogas no município, ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores e teve decisão unânime do público a favor da criação.
Com o apoio do Governo de Rondônia, o coordenador-geral de Políticas Públicas, David Inácio dos Santos, que também é o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), com auxílio da Secretaria Executiva Regional II da Casa Civil de Ariquemes, iniciou em 2021, as tratativas de alinhamento com o Executivo Municipal de Alto Paraíso para a formulação do Conselho Municipal.
O Conselho Municipal será responsável por articular ações de enfrentamento dessa demanda de forma organizada e produtiva, fortalecendo a sociedade com iniciativas de prevenção, recuperação de dependentes e na busca de soluções para diminuir o impacto da criminalidade que deriva do tráfico e consumo de drogas no município, buscando parcerias com as esferas estadual e federal, assim como a própria sociedade.
Para o prefeito de Alto Paraíso, João Pavan, a aprovação da criação do conselho consiste em uma grande vitória para a comunidade. “Quando nos foi apresentado a possibilidade e as vantagens que o conselho traz para o município, a nossa equipe começou os planejamentos para que tivéssemos o nosso próprio Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. Com a aprovação, será elaborada a formação de uma maneira bem organizada e creio que trará grandes benefícios para a população”, detalhou.
Conforme a responsável pelo setor de comunidade terapêutica do Conepod, Ana Karina Lucena Sanders Damasceno, que na ocasião representou o presidente David Inácio dos Santos, com a aprovação, o projeto foi encaminhado para o Legislativo Municipal elaborar a Lei de criação do Conselho Municipal.
IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO
A assistente social do Conepod, Ivone Morais, esclareceu que a criação do Conselho Municipal também aproxima as famílias neste intenso combate.
“Quando se fala de drogas é necessário inserir o debate com as famílias. O assistente social atuará com orientação e garantindo esse direito, tanto inserindo a família como a pessoa que faz uso de substância psicoativa. É um problema que atinge todas as classes, mas por meio do conselho, serão executadas diversas ações para reduzir cada vez a utilização dessas substâncias”, comentou.
Com decisão favorável, projeto foi encaminhado ao Legislativo municipal
Representando a Segurança Pública, o delegado regional Rodrigo Camargo, parabenizou o movimento popular com o objetivo da criação do conselho. “O que vemos atualmente é que grande parte dos crimes tem as drogas como plano de fundo. Quando vejo a comunidade formando esse tipo de conselho para levar políticas públicas e se fortalecer é um motivo de alegria profissional e de orgulho como cidadão”, destacou.
“Os trabalhos executados pelo Conselho Municipal ocorrerão concomitantemente nas escolas, de forma preventiva, transmitindo informações para os alunos, como na sociedade em geral. Importante frisar, que o Conselho ainda poderá ser subsidiado por recursos federais e estadual, para o desempenho de suas ações”, explicou o secretário executivo regional II, da Casa Civil em Ariquemes, Euclides dos Santos Pinto.
Após instituído, o órgão exercerá papel consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador, incluindo-se a proposição de diretrizes para ações voltadas à prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, redução dos danos sociais e à saúde, redução da oferta e estudos, pesquisas e avaliações sobre drogas no âmbito de Alto Paraíso.
Campanha educativa de trânsito nas escolas vai ser intensificada pelo Detran Rondônia
Detran Rondônia vai realizar ações educativas baseadas em resolução do Contran, para alertar pais e estudantes quanto à importância do uso de equipamentos de segurança em frente às escolas
STF julga ação que quer afrouxar rigor da Lei da Ficha Limpa
Julgamento de ADI está prevista para acontecer amanhã; especialista comenta alteração
Privatizações e o custo da energia elétrica
Faz parte dessa regulamentação a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), um fundo setorial cujo objetivo, segundo a ANEEL, é custear diversas políticas públicas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook