Defesa dos direitos constitucionais é ressaltada em entregas de credenciais
A defesa dos direitos constitucionais foi destaque nas duas cerimônias
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou duas solenidades para entregas de credenciais aos novos advogados e novos estagiários este mês: uma na Subseção de Ariquemes, na segunda-feira (26), e outra na sede da instituição, na terça-feira (27). A defesa dos direitos constitucionais foi destaque nas duas cerimônias.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, afirmou que a Lei de Abuso de Autoridade é um avanço civilizatório para garantir os princípios fundamentais da Constituição Federal. “A partir de hoje, vocês são indispensáveis à administração da justiça. A partir de hoje, vocês são advogados e advogadas e irão defender os valores constitucionais que estão elencados na Constituição Federal. Valores importantíssimos serão defendidos por vocês: irão defender a justiça, a democracia e a República. A cargo de vocês estarão pontos fundamentais para o cidadão: defenderão a dignidade, a honra, o patrimônio, a liberdade e, em muitos casos, até mesmo a vida”.
Márcio Nogueira, secretário-geral da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, ressaltou a importância das prerrogativas e da ética no exercício da advocacia. “Não se pode se falar em advocacia sem prerrogativas. A justiças só será forte se o tripé que a sustenta for forte. É preciso que o Poder Judiciário, Ministério Público e advocacia sejam fortes para que o povo exerça plenamente seus direitos constitucionais”.
O presidente da Subseção de Ariquemes, Brian Ghriel, saudou os novos profissionais e reiterou que a Ordem cumpre o seu papel de valorização e fortalecimento da advocacia de Rondônia. Ele disse ainda que todos devem ter cuidado à advocacia e fazer valer suas prerrogativas, trabalhando incansavelmente pela administração da justiça.
O conselheiro federal por Rondônia Alex Sarkis falou que agora os novos colegas podem se sentir acolhidos, representados. “Que a classe permaneça unida e continue sendo forte e capaz de interceder por pessoas e pela construção de uma nação que nos dê esperanças de dias melhores”.
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem), Larissa Rodrigues, cumprimentou os novos credenciados e destacou que são merecedores de admiração. “Sabemos que foram vários desafios enfrentados até aqui e sabemos que outros virão. Quero que se sintam acolhidos, porque a OAB Rondônia é a casa de vocês”. Em Ariquemes, a OAB Jovem foi representada por Adriane Rodrigues.
Representando os novos advogados em Ariquemes, a oradora Edna Camila Santos Silva frisou que a aprovação no exame da OAB é um momento especial, pois representa uma trajetória profissional. “Neste momento minhas palavras são de jubilo e alegria. Agradeço a quem esteve conosco em toda a nossa jornada. Agora exerceremos a função social e defenderemos o Estado Democrático de Direito”.
A oradora em Porto Velho, Beatriz Chaves, também salientou que todos enfrentaram uma longa jornada. “Hoje, ao olharmos para trás, temos certeza de que tudo valeu a pena. A partir de hoje, poderemos exercer esta honrosa profissão. Fazer parte da OAB é motivo de orgulho, especialmente por causa da história da instituição”.
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil tem um papel fundamental na defesa dos direitos da sociedade. “Falo não como prefeito, mas como operador do direito. Nem o promotor, nem o juiz, está acima do advogado e o maior patrimônio que um profissional pode ter é a credibilidade”.
As cerimônias também tiveram a presença da secretária-geral adjunta da Seccional, Aline Corrêa e do vice-presidente da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia, Alex Melo.
Confira as galerias:
CMA demostra consternação pela morte de advogada
Neste momento de dor nos solidarizamos com os familiares e amigos de nossa irmã, Letícia, pela perda irreparável
Simulação de audiência trabalhista tem grande participação de novos advogados
O evento foi considerado um sucesso de público, em sua primeira edição, pois teve a presença maciça de advogados que foram em busca de aprimoramento
Sintero recebe acordo intersindical, mas não concorda com todas as cláusulas
Ao receber o documento, a assessoria jurídica do SINTERO fez uma minuciosa avaliação e constatou uma cláusula que vai contra os princípios da entidade, pois restringe qualquer atividade de luta da categoria
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook