Denúncias de queimadas urbanas podem ser feitas por aplicativo
Plataforma é um aliado importante para combater a prática de queimadas
A divulgação da plataforma Guardiões do Meio Ambiente foi intensificada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), para orientar a população para que faça denúncias de queimadas urbanas e contribua para que os órgãos de fiscalização tenham mais agilidade para apurar e autuar os responsáveis. A plataforma é uma iniciativa da sociedade civil, em parceria com Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
“O aplicativo é um aliado importante para combater a prática das queimadas urbanas, principalmente, neste período de seca, pois registra a localização exata dos focos. Provocar incêndio é crime ambiental previsto em lei, com previsão de pensa de dois a quatro anos de reclusão além de multa”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Jeane Muniz.
A pessoa deve baixar a plataforma (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.amazondev.guardioes_meio_ambiente_app) e denunciar, com uma foto do local. As denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada. “O registro ajudará os órgãos de fiscalização, que terão as coordenadas geográficas exatas e agirão com maior eficiência”, informou o coordenador de Educação Ambiental da Semeia, Wendell Goulart.
Uma outra opção para denunciar é ligar para os números 3423-3791 (Polícia Ambiental, 193 (Corpo de Bombeiros) e 3411-4204 (Semeia). “Contamos com o apoio de todos neste combate as queimadas”, disse a equipe da Semeia.
Jeane Muniz afirmou que a equipe da Semeia intensificou a divulgação do aplicativo, a fiscalização e as ações educativas de sensibilização da população sobre os impactos que as queimadas podem causar ao meio ambiente.
“O nosso objetivo é sensibilizar a população sobre os danos causados pelas queimadas como, por exemplo, prejuízos para a fauna e flora, comprometer a qualidade do ar e provocar problemas respiratórios à população. Em 2021, foram registrados 452 focos de queimadas e, neste ano, até ó dia 14 de julho, já contabilizamos 130 queimadas”, garantiu.
Cerimônia marca a abertura oficial da Copa Jaru/Interativa de Futsal
Um evento realizado pela prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo – Semecelt em parceria com a Rádio Interativa
TJRO tem desempenho positivo em metas relacionadas aos processos do 1º grau de jurisdição
Corregedoria avalia alto desempenho do Judiciário de Rondônia na comparação com resultados de 2021
Poder judiciário de Rondônia terá Núcleos de Justiça 4.0
O objetivo é dar mais celeridade na tramitação dos processos, o que possibilitará mais eficiência da prestação jurisdicional, ampliação do acesso à Justiça, além de economia de recursos públicos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook