Depois de 88 anos, Colégio Dom Bosco fecha as portas em Porto Velho
Situação financeira da instituição já não era boa. Com a pandemia, fechamento foi inevitável
PORTO VELHO – Uma notícia triste abalou centenas de famílias em Porto Velho, no final da manhã desta sexta-feira (04): o Colégio Dom Bosco fechou suas portas após 88 anos de atividades.
Por lá passaram centenas de políticos, médicos, advogados, juízes, jornalistas, enfim, profissionais que contribuíram e contribuem com a sociedade rondoniense todos os dias. Os boatos começaram a circular em grupos de WhatsApp de ex-alunos e de empresários locais.
A reportagem do Tudo Rondônia conversou com uma irmã salesiana que atua no Instituto Maria Auxiliadora, outra instituição religiosa tradicional de Porto Velho, que confirmou a notícia, mas pediu para não ter a identidade revelada. “Foi uma decisão muito sofrida, mas foi a correta. Pra comunidade e a população de Porto Velho, o Colégio Dom Bosco educou muitas gerações. Mas, eu faço as palavras do lema do Instituto Maria Auxiliadora para o Dom Bosco: ‘se estou na tua memória, faço parte da sua história’. Então, essa história que o Dom Bosco contou, será contada por gerações”.
Por fim, no começo da tarde ainda da sexta-feira (04), um comunicado do presidente da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA), padre Jefferson Luís Silva Santos, mantenedora do Colégio Dom Bosco de Porto Velho, confirmou o encerramento das atividades. “Apesar de todos os esforços empenhados, as atividades do Colégio Dom Bosco – PVH serão encerradas a partir do ano letivo de 2021”.
O documento também explica os motivos do fechamento das portas. “A decisão foi tomada após análise minuciosa de fatores internos e externos que impactaram o desenvolvimento das atividades educacionais do Colégio, em especial por conta dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, sobretudo no mercado educacional particular. Tal avaliação demonstrou que a manutenção do atendimento de qualidade e eficiência, característica da marca Salesianos, seria inviável”.
Tristeza
Nas redes sociais, a tristeza e o impacto da notícia causaram comoção em ex-alunos e alunos do CDB, como era conhecido por muitos. “Vivemos grandes momentos naquela escola. Até hoje tenho sonhos que ainda estou lá. Estou sem acreditar nessa triste notícia... Meu Deus!”, lamentou o microempresário César Campos, que estudou no Dom Bosco por quase 10 anos.
A diretoria da ISMA também garantiu que vai auxiliar na realocação e adaptação dos estudantes em outras instituições do município, “para manter o contínuo e eficaz o processo de aprendizado”, trouxe o comunicado.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone (69) 3211-4730.
Texto: Felipe Corona, jornalista profissional e ex-aluno do Colégio Dom Bosco de Porto Velho.
Secretaria Regional de Cacoal fortalece parceria com eleitos de Andreazza
A missão de cada Secretaria Regional é representar o Governo de Rondônia e coordenar as ações estaduais, oferecendo apoio e assessoramento aos municípios
Ponte do Urupá proporciona segurança e agilidade para escoamento
Agilidade e segurança são as palavras de ordem para quem trafega pela nova ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná. A via foi entregue à sociedade pelo governador coronel Marcos Rocha, em 17 de novembro
Especialistas participam da XIV Conferência da Advocacia de Rondônia
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e com transmissão exclusiva na página da Conferência
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook