Deputado Affonso Cândido propõe cartilha com orientações sobre crimes na Internet
Material deverá conter orientações para dar mais segurança para crianças e adolescentes
O deputado estadual, Affonso Cândido (PL), apresentou projeto de lei propondo a introdução de uma cartilha para prevenção de crimes sexuais na Internet, voltada para alunos da rede estadual de ensino. Ela deve conter orientações para dar mais segurança para crianças e adolescentes.
“Os jovens estão cada vez mais presentes no ambiente virtual, seja para estudar, socializar ou se divertir. No entanto, muitos ainda não possuem discernimento suficiente sobre os perigos que a Internet pode oferecer, especialmente, no que diz respeito à violação de sua privacidade e intimidação, tornando-as vítimas de violência e exploração sexual, em suas diversas formas”, justificou Afonso Cândido.
Segundo o parlamentar, a exposição de informações pessoais na Internet pode se tornar um grande risco para crianças e adolescentes. Ele afirma que fotos, vídeos e mensagens podem ser compartilhados com pessoas desconhecidas que podem ter o intuito de humilhar e constranger.
“A falta de privacidade e a insegurança online podem levar à prática de crimes como pornografia infantil, exploração sexual e assédio virtual. Os infratores utilizam redes sociais, chats e outros espaços para aliciamento online. Não queremos que isso ocorra. Daí a necessidade da informação, da orientação”, acrescentou.
A cartilha conterá orientações sobre como ser prudente ao fornecer dados pessoais e incomuns; não informar nome real, idade, endereço de residência ou escola; não divulgar senhas; não acessar links ou baixar arquivos de fontes desconhecidas; não enviar fotos ou vídeos pessoais. E também não aceitar propostas de encontros sem antes informar aos pais, não acreditar em todas as informações que receber (seja também de pessoas próximas), não responder a e-mail ou aplicativos com comentários ofensivos e avisar aos pais se alguma foto ou mensagem o perturbar.
Outro ponto do projeto, segundo Affonso Cândido, é que a falta de educação sobre o tema pode perpetuar estereótipos de gênero e discriminação sexual. “Muitas vezes, o assédio virtual e a violência sexual na Internet atingem alvos mulheres e meninas, reforçando a ideia de que elas são objeto de desejo e não merecem respeito”, admitiu.
TSE confirma diploma de deputado federal de Rondônia
A decisão foi dada na análise de um Recurso Contra a Expedição do Diploma (RCED) interposto pelo suplente Luiz Cláudio Pereira Alves (PL), com fundamento na condenação de Clemente pelo crime de uso de documento falso
Audiência Pública convocada para discutir problemas no aterro sanitário e dificuldades enfrentadas na Vila Princesa
O objetivo da Audiência Pública é discutir os impactos causados pelo aterro sanitário e as dificuldades enfrentadas pelas famílias da Vila Princes
Assembleia Legislativa marca presença na volta da Expovel
Feira agropecuária será realizada no período de 23 a 27 de agosto no Parque dos Tanques
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook