Deputado Anderson cobra do Executivo cumprimento de acordo judicial com agentes penitenciários e o retorno de policiais militares para as ruas
Anderson voltou a criticar a intervenção militar nas unidades prisionais do estado.
O primeiro discurso do deputado estadual Anderson Pereira (Pros), na primeira sessão da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa, ocorrida nessa terça-feira (19), foi marcado por cobranças ao Executivo estadual para que cumpra o acordo judicial com a categoria dos agentes penitenciários e, por consequência, a retirada da Polícia Militar dos presídios para que volte a fazer a segurança da população nas ruas.
Segundo o parlamentar, durante o recesso parlamentar, tentou de todas as formas construir um diálogo entre as partes para a solução do impasse, chegando até a ser atacado pelo próprio Governo na imprensa. “Não tivemos êxito nesse tempo e agora estamos há nove dias do prazo para o cumprimento do acordo judicial, que deve ser cumprido, sob pena de ser executado. Diga-se de passagem, é a categoria com o pior salário do Brasil. O agente penitenciário é aquele profissional que cumpre a pena junto o preso, cumprindo a sua missão no cárcere”, afirmou.
Anderson voltou a criticar a intervenção militar nas unidades prisionais do estado, cujo custo operacional calculou estar em torno de R$ 1 milhão mensal. “Já protocolei nesta Casa com requerimento para pedir informações detalhadas do Comando Geral sobre esse custo, bem como acionaremos o Tribunal de Contas para auxiliar na fiscalização junto com essa Casa, no sentido de mostrar que esse custo é desnecessário com esses policiais que foram tirados alguns das ruas e outros do serviço administrativo”, revelou ao dizer ainda que já constatou em inspeções que realizou haver somente agentes penitenciários guarnecendo os presídios durante o plantão noturno.
O deputado explicou que no mesmo dia esteve na Secretaria de Segurança Pública levando uma pauta da comunidade da zona rural de Porto Velho que sofre com a violência. “Bandidos estão invadindo chácaras e sítios porque não tem policiamento”, reforçou.
“É assim que iniciamos o nosso mandato nesta Legislatura, sendo a voz de quem nos colocou aqui, principalmente sendo a voz dos menos privilegiados da sociedade e todos os trabalhadores que sofrem injustiças”, evidenciou o deputado Anderson.
Em seu discurso, o parlamentar comprometeu-se em retomar as discussões que não foram concluídas na Legislatura anterior, através dos trabalhos nas Comissões. Por fim, se despediu enaltecendo o trabalho de excelência dos servidores do Poder Legislativo pela assessoria que prestam a todos os deputados e desejou sucesso aos seus pares, conclamando-os a atuar junto pelo crescimento e proteção ao povo de Rondônia.
Anderson Pereira lamenta falta de diálogo com o Governo para encerrar impasse com agentes penitenciários
Ele criticou ainda o gasto elevado da intervenção da PM nos presídios.
Dr. Neidson se posiciona contra aumento abusivo na energia elétrica
Ele lembrou que votou contra a autorização para a elevação da cota da usina do Madeira.
Adailton Fúria denuncia que aumento abusivo de energia penaliza famílias carentes
Ele citou caso de família simples, que tem criança com necessidade especial e não consegue pagar a conta.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook