Deputado Anderson Pereira entrega Voto de Louvor à Patrulha Eleitoral
Parlamentar destacou o trabalho do programa, na formação política e cidadã dos jovens.
O deputado Anderson Pereira (Pros), após a aprovação em plenário, procedeu a entrega de Voto de Louvor à Patrulha Eleitoral, programa criado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), em 2006, com a finalidade de formar jovens para atuarem conjuntamente na fiscalização ao processo eleitoral. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no plenário da Assembleia Legislativa.
"É um programa pioneiro no Brasil e que já serve de modelos para iniciativas semelhantes. O programa forma jovens guardiões da legislação eleitoral, na busca de promover a igualdade eleitoral. No Brasil, infelizmente, quem não tem poder econômico e nem sobrenome político, tem mais dificuldades eleitorais. E para garantir que haja limites, que o poder econômico não seja decisivo, não afeta o equilíbrio das eleições. Sou palestrante do programa e sei de sua importância nessa formação cidadã dos jovens", disse o deputado, ao abrir a solenidade.
O parlamentar salientou que, mesmo não possuindo um sobrenome político e nem poder econômico, conseguiu ser reeleito. "Talvez, se essa disputa fosse há 15 anos atrás, por exemplo, eu não teria tido sucesso, pois o modelo da época era muito ligado nessas duas questões. Hoje, a sociedade avançou e os mecanismos de controle também, permitindo que haja um maior equilíbrio na disputa", destacou.
Anderson Pereira relatou que, quando jovem, não gostava da política e nem de votar. "Somente aos 30 anos, na atuação sindical, é que percebi o quanto é importante a participação política. E, nas minhas campanhas, sempre pauto minhas intervenções no sentido de chamar a atenção do eleitorado pelo voto consciente, pela necessidade participação do cidadão no processo eleitoral", completou.
A representante do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), Lia Maria Lopes, destacou que a homenagem é um reconhecimento justo a um trabalho social importante. "Temos obrigação de trabalhar essa cidadania, como hoje é feito pela Patrulha Eleitoral. O programa começou em Porto Velho, mas hoje atinge todo o Estado, disseminando informações acerca do processo eleitoral e da democracia e participação política", destacou.
A coordenadora do Patrulha Eleitoral, Elizeth Afonso de Mesquita, ressaltou que projeto, implantado em 2006, vem se fortalecendo a cada ano. "Hoje, abrangemos também os estudantes universitários e agora vamos fiscalizar a atuação dos eleitos, num desdobramento da atuação da Patrulha Eleitoral", explicou.
Segundo ela, "nosso objetivo é formar cidadãos com compromissos com a sociedade, com a República e com a democracia. Nosso desejo é que ex-patrulheiros possam ser candidatos a cargos eletivos e que possam trazer esses ensinamentos para a política, num processo de renovação, de oxigenação das práticas eleitorais e políticas".
Rosalina Santos, representando os jovens do Patrulha Eleitoral, destacou o momento de descobertas e de medos, comuns na fase de formação dos jovens. "Os jovens sempre estão em busca de espaços, de conhecimento, de superação e de descobertas. A juventude foi às ruas e lutou pelo voto direto, sendo uma conquista importante para a nossa democracia".
Porém, Rosalina manifestou preocupação com a atual descrença dos jovens com a política, em razão dos constantes dissabores. "Há um recuo na participação dos jovens no processo eleitoral, infelizmente. É uma conquista que não devemos abrir mão. É bom lembrar que a participação política não é apenas eleição, mas é um processo muito mais amplo e necessário para a consolidação da democracia", completou.
Homenageados
O Voto de Louvor foi entregue a membros da equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) de Rondônia, entre eles a coordenadora Elizeth Afonso de Mesquita, Eliane Possamai e Eliane Pereira dos Santos. Servidores do Tribunal Eleitoral foram agraciados com a honraria.
Também foram homenageados dezenas de patrulheiros, de Porto Velho, entre eles Rosalina dos Santos, que fez um pronunciamento em nome de todos os agraciados.
Patrulha Eleitoral
O projeto visa a inserção dos jovens à vida política, com informações acerca de conceitos básicos de cidadania, direitos fundamentais e políticos, sistemas eleitorais, identificação das condutas vedadas e crimes eleitorais, dentre outros temas do direito eleitoral, fomentando a atuação da juventude na política.
O trabalho da Patrulha Eleitoral se intensificou entre os meses de agosto e setembro de 2018, por meio do Programa Eleitor do Futuro e levou formação dos jovens de ensino médio para atuarem no auxílio da fiscalização do processo eleitoral.
Presidente da Assembleia recebe lideranças de Chupinguaia
Parlamentar confirmou apoio para reforma da quadra esportiva do distrito de Novo Plano.
Crise no setor leiteiro é debatida durante audiência pública na Assembleia Legislativa
Preço pago aos produtores, abaixo de R$ 1,00, coloca sobrevivência do setor em risco.
Presidente da Assembleia denuncia cartelização e combinação de preços pelos laticínios
Laerte Gomes criticou atuação das empresas do setor, prejudicando os produtores e a economia de Rondônia.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook