Deputado Cirone Deiró usa exemplo de vida de criança salva em Cacoal para lembrar o dia mundial das doenças raras
Criança afetada pela Síndrome de Guillain Barré foi salva graças ao diagnóstico e tratamento precoces
Foi com emoção que o deputado Cirone Deiró (União Brasil) abordou o tema. Na terça-feira, 28 de fevereiro, ele lembrou o Dia Mundial das Doenças Raras, destacando a importância de conscientizar a população sobre a importância da busca do diagnóstico e tratamento precoce destas doenças, que afetam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, muitas delas crianças. “Estima-se - lembrou o deputado – “que existam 300 milhões de casos raros no mundo”.
No Brasil, sublinhou, este tipo de mal atinge a cerca de 13 milhões de pessoas. Por isso, “é importante que saibamos mais sobre tais doenças e como apoiar a quem tem diagnóstico delas”. Para ilustrar seu destaque na sessão desta terça, Cireno Deiró relatou o caso de um menino, chamado Otávio e da saga da sua família até encontrar o diagnóstico da doença que afetou o filho. O parlamentar fez um longo relato, desde o surgimento dos primeiros sintomas, da procura desesperada de atendimento cada vez que o garoto piorava, até o diagnóstico de que Otávio fora afetado pela perigosa e mortal Síndrome de Guillain Barré que, não fosse detectado precocemente, provavelmente teria sido mortal para a criança.
Desde que descoberto o mal, o menino foi acompanhado por vários especialistas: pediatra, neuropediatra; fisioterapeuta; fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e ainda teve sessões de hidroterapia, até que, finalmente, aos quatro anos e quatro meses, ficou completamente curado.
“O sentimento dos pais é de gratidão a Deus e aos profissionais que lutaram e conseguiram a reabilitação do filho, graças a todo o atendimento que ele recebeu. Cirone voltou a destacar a importância do diagnóstico e tratamento precoces e concluiu: “reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando pela inclusão e garantia dos direitos destas pessoas”.
Cláudia de Jesus faz alerta sobre situação de abandono de residencial em Ji-Paraná
Parlamentar cobra atenção a obra popular que irá beneficiar 1456 famílias
Deputado Delegado Camargo propõe regulamentação de viagens intermunicipais por carros de aplicativo
Parlamentar também defendeu um alinhamento dos municípios quanto ao ISS cobrado dos mototaxistas em Rondônia
Ieda Chaves coordena Comissão de trabalho que discute o planejamento e uso de recursos públicos
Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa é presidida pela Parlamentar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook