Deputado Ismael Crispin manifesta preocupação com aumentos de casos em São Miguel do Guaporé

Município já tem 02 óbitos e 72 casos confirmados de Covid-19

Laila Moraes-ALE/RO         
Publicada em 27 de maio de 2020 às 14:56
Deputado Ismael Crispin manifesta preocupação com aumentos de casos em São Miguel do Guaporé

Na tarde desta terça-feira (26), ao fazer uso da tribuna durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ismael Crispin (PSB) manifestou sua preocupação com o aumento de casos confirmados do Coronovírus no município em que reside, São Miguel do Guaporé. “A pandemia do Covid-19 chegou em Rondônia e desde o início de março estamos discutindo medidas de enfrentamento, contudo, alguns municípios não tiveram o devido cuidado no momento certo, não impuseram as ações recomendadas e agora caminhamos para um colapso. A saúde pública no geral não tem o preparo para essa pandemia, mas a falta de iniciativa de algumas gestões pode piorar ainda mais”, indagou Ismael.

O parlamentar fez questão de parabenizar a coragem da secretária municipal de São Miguel do Guaporé, Dalvina Dutra, que assumiu a pasta durante uma situação de crise. “Ela teve coragem de assumir uma secretaria totalmente despreparada, que nada estava fazendo para conter o avanço da doença, como os números mostram. No dia 24 de março tínhamos 31 casos, no dia 25 fomos para 46 e agora recebi a informação que temos mais 26 novos casos, o que nos leva a 72 casos positivos”, expõe.

O deputado relatou ainda, que esteve hoje cedo com o secretário de Saúde, Fernando Máximos para buscar formas de ajudar no enfrentamento do Coronavírus no município. “São Miguel do Guaporé não tem o teste rápido, não tem o RT-PCR, exame considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, não tem medicamentos, ou seja, não tem nada. Isso me preocupa muito, não por ser a minha cidade e sim por ser Rondônia. Hoje me humilhei para o secretário estadual, pedi sua compaixão. Votamos aqui a intervenção de Guajará-Mirim, não quero isso para o nosso município, mas se for necessário. O desespero tomou conta da comunidade. Eles buscam na gente as respostas que também queremos”, afirma.

Por fim, Ismael pediu a sensibilidade do Ministério Público de Rondônia em relação ao chamamento público para aquisição de cestas básicas e aluguel de ambulâncias. “Se for para fazer tudo dentro da burocracia do Brasil, vamos matar o povo de Rondônia. Nesse momento é necessário olhar de uma forma diferenciada. Não podemos dar o tratamento de tempos normais em tempos de pandemia. Espero que eles tenham um olhar humano e não somente o olhar da lei. Muitos estão olhando e falando quem mandou votar no fulano. Se temos hoje o Estado conduzido pelo Governador Marcos Rocha, foi o povo de Rondônia que escolheu, se temos o município de São Miguel do Guaporé sendo conduzido pelo prefeito Cornélio Duarte, que falo aqui com muito respeito, inexperiente e negligente, foi o povo do município que escolheu”, finaliza.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook