Deputado Lucio Mosquini é relator de proposta que prioriza produção da agricultura familiar na compra de alimentos pelo SUS
Para Mosquini, a proposta é especialmente relevante e urgente no contexto atual de pandemia de Covid-19, que provocou "drástica redução na renda de milhões de famílias do campo, tornando-as ainda mais vulneráveis"
O deputado federal Lucio Mosquini,. Vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, participou de uma sessão na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (26), onde foi aprovado o Projeto de Lei 3663/20, o qual determina que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), como postos e hospitais, priorizem a compra direta de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares, pescadores artesanais, silvicultores e extrativistas, observados preços compatíveis com os de mercado.
O Congressista foi o relator do PL cujo texto é de autoria da deputada Professora Dayane Pimentel (PSL-BA), que altera a Lei Orgânica da Saúde. Conforme o projeto, o poder público apoiará a produção e a regularização sanitária dos gêneros alimentícios adquiridos.
Regulamentação posterior poderá estabelecer percentuais mínimos de aquisição dos produtos.
Em seu parecer, o relator deputado Lucio Mosquini (MDB-RO) disse que os pescadores artesanais e demais agricultores familiares formam um segmento social especialmente desfavorecido e que precisa de todo o apoio possível para prosperar de forma sustentável no meio rural.
Para Mosquini, a proposta é especialmente relevante e urgente no contexto atual de pandemia de Covid-19, que provocou "drástica redução na renda de milhões de famílias do campo, tornando-as ainda mais vulneráveis".
O Parlamentar destaca que a medida complementa outras ações bem-sucedidas que promovem a aquisição de alimentos da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Tramitação
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CPI: atraso na 2ª dose não invalida esquema vacinal, diz Dimas Covas
Diretor do Butantan fala aos senadores da CPI da Pandemia
Câmara aprova MP que autoriza barreiras sanitárias em terras indígenas
O texto segue para apreciação do Senado
Novo Procurador-Geral de Justiça faz visita institucional à ALE
Durante a visita de cortesia, o Procurador-Geral agradeceu aos membros da ALE pelos votos de sucesso e realizações, recebidos por sua assunção ao cargo, fazendo um breve relato da participação da Assembleia Legislativa rondoniense na história do MPRO
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook