Deputado Lucio Mosquini quer acabar com a obrigatoriedade de vistorias dos Detran por lei federal, a vistoria será opcional
Mosquini defende a extinção da cobrança da vistoria em veículos novos, zero quilômetro
O deputado federal Lucio Mosquini, vice-líder do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, apresentou o projeto de lei de n° 88/2022 que altera a Lei 9.503/97 do CTB e tira a obrigatoriedade sobre inspeções e vistorias veicular através de um projeto de lei federal.
A proposta apresentada pelo deputado federal Lucio Mosquini torna opcional a vistoria veicular caso comprador ou vendedor de veículo solicite no ato da compra ou venda, retirando assim a imposição de realizar uma vistoria de forma obrigatória como é atualmente.
Mosquini defende a extinção da cobrança da vistoria em veículos novos, zero quilômetro. Para o Parlamentar isso chega a ser um absurdo e a única finalidade seria apenas arrecadar mais impostos para o governo sacrificando a população que já está abarrotada de impostos para pagar. “Os veículos saem de fábrica aferidos em todos padrões e normas de segurança exigidas pelo INMETRO, não faz sentido após isso o cidadão ter que pagar uma inspeção veicular em um automóvel ou moto zero quilômetro”.
“Eu sou favorável as vistorias, desde que seja particular e opcional”. Mosquini condena a obrigatoriedade e diz que a vistoria pode ser conveniente tanto ao comprador como também para o vendedor. Todavia, o ato livre de compra e venda de um bem não pode estar condicionado, para sua concretização, ao aval do Estado quanto às condições desse bem.
“Se antes da transação comercial o veículo estava apto para circular, após a transferência de propriedade, salvo a vontade do comprador, por qual motivo deve ser vistoriado”.
O texto ainda prevê que é perfeitamente possível que as condições gerais e a funcionalidade de equipamentos obrigatórios sejam averiguadas nas ações de fiscalização. “O objetivo das fiscalizações deveria ser exatamente este: verificar as condições dos veículos e do motorista, e não somete a inadimplência quanto a tributos”.
Eu sou favorável que os veículos transitem em condições seguras, no entanto para isso para isso, não há necessidade das vistorias que somente transferem recursos dos motoristas para os Detrans”.
Para o Congressista é preciso livrar os cidadãos das altas taxas de vistoria veicular, que não guardam relação com a diminuição do número de acidentes de trânsito. “Apenas uma pequena parte dos acidentes é ocasionada por fatores mecânicos, a grande maioria se dá devido à falta de atenção e outros aspectos relacionados ao fator humano”.
Deputado Anderson indica redução de interstício para promoção de Subtenente à Segundo Tenente na Polícia Militar
O meu pedido ao Executivo visa dar continuidade à política de valorização dos policiais militares
PSB confirma Vinicius Miguel como seu nome para ser a terceira via na disputa ao governo
Enfim, Vinicius Miguel entrou na briga. Se permanecerá nela até outubro, só se saberá mais adiante
Justiça do Rio arquiva processo de caso de supostas rachadinhas
Evidências usadas para denúncia já haviam sido anuladas pelo STJ
Comentários
Deputado, aproveite e faça também uma revisão nas taxas cobradas. Tive que trocar o motor do meu carro e alterar o documento junto ao Detran e para surpresa minha, só o valor da taxa (para uma simples alteração no papel), me custou bem mais do que a mão de obra do mecânico para efetuar a troca do motor. Um verdadeiro absurdo. Analisando, tenho comigo que o Estado utilizou somente 15 minutos da mão de obra de um funcionário do Detran (este, mal remunerado), ao passo que o competente mecânico gastou 2 dias de serviço. Alguma coisa está fora do lugar !!!!!!!
Eu ia falar a mesma coisa que o João Batista. Essa taxa de Bombeiro, que não serve pra nada!
Deputado, aproveita a oportunidade e acaba também com a taxa de bombeiro. Não é justo que se pague uma taxa por um serviço que não é prestado.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook