Deputados buscam saída para atraso de salários na Caerd
Parlamentares se reuniram com o chefe da Casa Civil e representantes sindicais.
Em busca de uma saída para o problema do atraso nos salários dos servidores da Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e os deputados Cleiton Roque (PSB), Lazinho da Fetagro (PT) e Léo Moraes (PTB) participaram na manhã desta quarta-feira (22) de uma reunião com o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, juntamente com representantes do Sindicato dos Urbanitários (Sindur).
Sem receberem os salários de setembro e outubro, com novembro já no fim e se aproximando o décimo-terceiro, os servidores deflagraram greve e uma audiência na Justiça do Trabalho, na próxima sexta-feira (24), vai tentar por fim à espera pelos pagamentos.
"Nosso pedido, a nossa contribuição enquanto parlamentares, é de que a Caerd quite os salários pendentes e assegure o pagamento do décimo e dos demais meses. Já são quase três folhas em atraso e isso não pode ser suportado pelos servidores, que têm família e seus compromissos", disse Maurão.
Emerson disse que o governo está sensível ao problema e tem acompanhado as discussões. "Estamos negociando e buscando avançar nas garantias dos pagamentos dos salários dos servidores. Não é uma tarefa fácil de ser resolvida, mas temos que encontrar uma solução", explicou.
Os deputados, de forma unânime, manifestaram-se favoráveis que a Caerd assegure, de imediato, os pagamentos em atraso, garantindo que todos os recursos que a empresa captar sejam utilizados para quitar os salários.
"Esta é uma situação grave, que não pode continuar sem solução e nem se agravar ainda mais, com atraso de mais uma folha e do décimo-terceiro, por exemplo. O governo precisa tomar uma atitude enérgica e solucionar o impasse, pois os servidores não podem continuar sendo penalizados", completou Lazinho.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Primeiro passo é exonerar a presidente do órgão, já que o atraso de meses de salário é decorrente de má gestão. Segundo passo, tentar na Justiça do Trabalho o parcelamento dos salários atrasados e terceiro e último passo exonerar todos os CDS do órgão para enxugar a folha.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook