Deputados garantem redução de taxas cartorárias para população rondoniense
Presidente destaca que a Assembleia irá fiscalizar se redução está sendo repassada aos usuários
Na última terça-feira (21), os deputados estaduais de Rondônia aprovaram por unanimidade, projeto de grande interesse da população rondoniense que garantiu desoneração das taxas e emolumentos dos serviços cartorários extrajudiciais. O Projeto de Lei Ordinária 55/2019 reduziu índice a ser repassado ao Fundo Especial da Defensoria Pública (Fundep) e extinguiu percentual que era repassado ao Fundo Especial de Modernização de Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (Fumorpge).
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), explicou que na prática, o percentual oriundo da receita do Fundep, incidente sobre recolhimento de custas e emolumentos extrajudiciais no âmbito do Estado, reduziu de 7,5% (sete e meio por cento) para 4% (quatro por cento), enquanto o percentual do Fumorpge foi extinto. "Ouvimos muitas reclamações. Eles repassaram esse aumento para a ponta, elevando as taxas. A população não aguenta mais pagar tantos impostos e tributos", ressaltou.
Laerte Gomes destacou ainda, que a redução desses percentuais foi uma conquista coletiva. "Todos os deputados se esforçaram com afinco nessa causa. Percorremos o interior e em conversas com os rondonienses e com representantes de cartorários, ficou evidente que a população estava sendo penalizada e arcando com o ônus de um serviço que deveria ser prestado com valores reais", indagou.
De acordo com o presidente, o governador de Rondônia, Marcos Rocha foi muito solícito em atender à necessidade da população. "O governador entendeu o pleito da sociedade e prontamente encaminhou o projeto garantindo, desta forma, que a população pague o preço justo no serviço procurado", explicou. Laerte Gomes garantiu ainda, que a Assembleia irá fiscalizar os cartórios para garantir que a redução seja repassada para a comunidade.
Energisa informa ao presidente da Assembleia que obra de Linhão será concluída em dezembro
Laerte Gomes se empenhou em busca de soluções após receber pedido do Movimento Linhão Já
Senadores anunciam manifesto por veto a projeto do abuso de autoridade
Encabeçado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o abaixo assinado recebeu adesão de outros 33 senadores
Rede quer impeachment do ministro do Meio Ambiente
Pelo documento protocolado, Salles cometeu crime de responsabilidade por descumprir deveres funcionais relativos à Política Nacional do Meio Ambiente
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook