Deputados manifestam apoio a grevistas e comissão vai convocar Governo para buscar acordo com a educação

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), participou da reunião e mostrou a necessidade de avanços nas negociações

Assessoria | ALE-RO
Publicada em 06 de março de 2018 às 23:52
Deputados manifestam apoio a grevistas e comissão vai convocar Governo para buscar acordo com a educação

A implantação do Plano Estadual de Educação, encaminhado pelo Governo e aprovado pela Assembleia Legislativa, foi defendida pelos deputados estaduais durante reunião, na tarde desta terça-feira (6), com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero).

A categoria deflagrou greve e, entre outras reivindicações, defende que o Executivo implante o Plano, mesmo que de forma gradativa, para que hajam ganhos para a classe, que reúne cerca de 25 mil trabalhadores em todo o Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), participou da reunião e mostrou a necessidade de avanços nas negociações, com destaque para a celeridade nos processos de aposentadorias dos servidores, alguns esperando há anos.

Para o deputado, somente com a finalização dos cerca de 1.700 processos de aposentadorias que estão pendentes hoje, haveria uma folga considerável na folha de pagamento da educação. Essa celeridade nas aposentadorias é um ponto convergente para Governo e sindicato.

Para buscar o entendimento, os membros da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia, presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (PV), vai convocar membros da Mesa de Negociação Permanente (Menp), para uma reunião marcada para as 16h da próxima quinta-feira (8), para discutir uma saída para o impasse.

O líder do Governo, Laerte Gomes (PSDB), disse que, se houve um acordo que culminou com a aprovação do Plano pela Assembleia, cabe agora ao Governo encontrar uma forma de cumprir o acordado. "Aqui falo como parlamentar: se foi negociado e aprovado, tem que ser cumprido", pontuou.

Os deputados Adelino Follador (DEM), Léo Moraes (PTB), Lazinho da Fetagro (PT), Rosângela Donadon (MDB), Ribamar Araújo (PR), Edson Martins (MDB), Alex Redano (PRB), Só Na Bença (MDB) e Hermínio Coelho (PDT) também participaram da reunião.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, apresentou como prioridade a implantação efetiva do Plano e seus respectivos benefícios à categoria. O Sintero defende ainda a celeridade nas aposentadorias e na transposição dos servidores, entre outras reivindicações.

Até agora, as propostas do Governo, que incluem a continuidade dos pagamentos das progressões e pecúnias, garantia do piso nacional do magistério, aceleração dos processos de aposentadorias e levantar o quanto isso impactaria na folha de pagamento e suspensão de contratos emergenciais, não foram acatadas pelos trabalhadores.

Comentários

  • 1
    image
    João Costa 07/03/2018

    Achava que esse tal de Hermínio Coelho não estava mais em Rondônia, agora aparece todo dia na mídia, o que será que está acontecendo ?. Será que é porque estamos próximo do pleito eleitoral ?, alguém tem dúvida ?.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook