Descubra como economizar tempo e espaço ao montar sua cozinha

Sabemos que cozinhas pequenas podem ser um desafio na hora de comprar móveis. Continue lendo e confira algumas dicas para otimizar o espaço na sua cozinha

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 29 de novembro de 2021 às 11:28
Descubra como economizar tempo e espaço ao montar sua cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma residência. Ela, além de, obviamente, ser o local de preparo das refeições, pode ser um espaço importante de socialização e de momentos agradáveis com amigos e familiares.

Com as residências ficando cada vez mais compactas, o espaço dedicado para a cozinha também diminui, e isso pode ser um desafio para os moradores na hora de preparar os alimentos e, até mesmo, acomodar os convidados.

Muitos apostam em armários aéreos, cozinhas no estilo americano e eletrodomésticos mais compactos para economizar espaço. Essas opções, assim como outros estilos de mobília, podem ser ótimas saídas; continue lendo para saber mais dicas sobre como mobiliar sua cozinha economizando espaço.

Fogão cooktop

Uma ótima solução para economizar espaço na sua cozinha pode ser o fogão cooktop. Muitas cozinhas de residências mais modernas já vêm com o espaço pronto para a instalação desse tipo de fogão.

Ele pode ser acoplado no balcão usado como divisória de cozinha americana, integrando ainda mais os ambientes, ou até mesmo na parte interna da cozinha.

Sabemos que algo que impede a maioria das pessoas de adquirir um fogão no estilo cooktop é que ele pode ser mais caro do que os fogões convencionais. Porém, é importante lembrar que as lojas normalmente costumam fazer promoções em datas comemorativas, e são nesses momentos que a compra de um cooktop pode ser facilitada.

É preciso lembrar, também, que os fogões cooktop normalmente não possuem forno, ou seja, este deve ser comprado separadamente.

Armários

Na hora de economizar espaço, é importante prestar muita atenção aos armários, pois eles podem ser os grandes vilões do layout da sua cozinha.

Armários embutidos podem ser uma grande vantagem para espaços pequenos, porém, lembre-se de que eles são complicados de instalar e devem ser feitos sob medida para a sua cozinha, o que eleva um pouco o preço dessa alternativa.

Outra ótima ideia, como já foi mencionada antes, é investir em armários aéreos. Eles são ideais para guardar tudo que não cabe nos armários sobre a pia, por exemplo, e, como são instalados nas paredes, não ocupam muito espaço.

O ideal é escolher armários que combinem com a decoração da cozinha e que não deixem o layout do cômodo muito pesado e sobrecarregado. Além disso, para ganhar ainda mais espaço, aposte em divisórias dentro dos armários.

O espaço em cima dos armários, inclusive dos aéreos, pode também ser utilizado para guardar objetos que você usa com menos frequência. Porém, é muito importante lembrar de colocar esses objetos em caixas para que eles não acumulem muita poeira. Cestas organizadoras sobre os armários inferiores também podem ser soluções interessantes para evitar que os utensílios fiquem espalhados.

Gavetas

Outra forma de economizar espaço é utilizando gavetas e, principalmente, as gavetas com divisórias.

As divisórias são essenciais para que os utensílios fiquem mais organizados e sua vida fique ainda mais fácil na hora de procurar por um objeto específico. Nas gavetas, o ideal é separar os tipos de talheres e objetos de cozinha.

Mesa

Um dos móveis que são os maiores inimigos da gestão do espaço é a mesa. Isso acontece pois se trata de um móvel de grande porte e que, normalmente, vem acompanhado das cadeiras, ocupando ainda mais espaço.

Uma solução para os que possuem cozinha americana é a utilização do balcão da cozinha como um local para as refeições, otimizando o espaço e, ainda, possibilitando uma maior integração entre a sala de estar e a cozinha.

Outra opção, ideal para os que não possuem cozinha americana, são mesas retráteis que podem ser recolhidas quando não há ninguém utilizando-as.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook