Detran Rondônia orienta servidores sobre saúde física e mental, e incentiva à doação de sangue
Pessoas com qualquer tipo de sangue podem doar, mas o fator negativo é o que mais falta, pois são mais raros. A pessoa com sangue O negativo só pode receber esse tipo sanguíneo, que está presente em apenas 1% dos brasileiros
Nádia Amaral, disse “a minha doação vai ajudar muita gente”
Pensando na saúde dos servidores e também da sociedade de forma em geral, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia programou uma série de atividades para conscientizar os colaboradores, principalmente os homens, sobre a importância do movimento “Novembro Azul”, que tem como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além da sensibilização para que se tornem doadores de sangue fidelizados junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron).
A Coordenadoria de Qualidade (Cquali) que trabalha políticas voltadas ao servidor programou uma série de atividades que vai até o dia 28 deste mês. Na terça-feira (19), o assistente social da Fhemeron, Dimarães da Silva, ministrou palestra no auditório da sede administrativa do Detran, em Porto Velho, onde falou sobre a importância de ser doador de sangue e destacou que uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.
Sensibilizados com a causa, nesta quarta-feira (20) vários servidores se voluntariaram para doação sangue. A servidora Nádia Amaral Marques, lotada na Gerência de Contratos (Gerconv), já doou sangue, mas em Porto Velho é a primeira vez. “A razão por eu ter vindo hoje é a solidariedade em ajudar o próximo, esse ato de doação com certeza vai ajudar muitas vidas que estão em risco e com certeza vai trazer saúde para as pessoas que vão receber essa doação.”
Evandro Ferreira, destacou a importância do Detran informar sobre a saúde do homem e também sobre a doação de sangue
Segundo o Ministério da Saúde, somente 1,6% da população brasileira doa sangue de maneira fidelizada, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que o ideal seria que 3% da população fosse doadora. Nada substitui o sangue e a única forma de conseguir é por meio da doação voluntária, por isso a importância do trabalho que o Detran vem realizando junto aos servidores.
A estagiária Kelelyn Barros da Costa, que trabalha na Gerência de Contratos, depois de participar da palestra e ser informada sobre a importância de ser um doador, resolveu doar sangue pela primeira vez. “Pra mim é importante porque até no ato do registro e de coleta de informações eu percebi o quanto eu estou saudável e o quanto eu posso ajudar outras pessoas”, disse a estagiária do Detran.
A Fundação Fhemeron é o único órgão responsável em Rondônia por abastecer os hospitais da rede pública e privada com sangue para salvar a vida das pessoas que estão necessitando. Sempre no final e início de ano, o estoque de sangue fica baixo, porque geralmente as pessoas viajam e deixam de fazer as doações de sangue e é justamente nesse período de festa que o número de incidentes aumenta por causa das festas de final e início de ano.
Apenas 1,6% da população doada sangue o ideal seria 3% da população
Pessoas com qualquer tipo de sangue podem doar, mas o fator negativo é o que mais falta, pois são mais raros. A pessoa com sangue O negativo só pode receber esse tipo sanguíneo, que está presente em apenas 1% dos brasileiros; o AB- é ainda mais difícil de ser encontrado na população. Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) – cujos portadores são considerados receptores universais, A- (6%) e B+ (9%).
O servidor Evandro Ferreira Cardoso, lotado na Divisão de Serviços Gerais (Divseg), disse que é muito bom poder ajudar o próximo, por isso fez questão de doar.
O estagiário Iury Alves dos Santos Pinheiro, lotado na Divisão de Dívida Ativa, está doando sangue pela segunda vez. “Acho importância ajudar quem precisa”, afirmou.
O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga falou da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da saúde dos servidores do órgão, fazendo referencia ao movimento “Novembro Azul” e também ao fato de sensibilizar os servidores a se tornarem doadores de sangue fidelizados. “Doar sangue é salvar vidas, sem se importar de quem, é um gesto muito nobre, os servidores do Detran estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou o coronel Neil Gonzaga.
PROGRAMAÇÃO
A Coordenadoria de Qualidade segue com a programação na segunda-feira (25), com palestra – “Saúde do Homem”, das 8h30 às 10h30 na sala de treinamento da sede administrativa do Detran em Porto Velho. A palestra será ministrada pelo psicólogo Pedro Lira do Nascimento.
Na terça-feira (26), das 8h30 às 12h, massagem relaxante (somente para os homens), na sala de treinamento da sede administrativa do Detran em Porto Velho, com os massoterapeutas, Josilene Ramalho e Felipe Paiva, além de corte de cabelo (somente para os homens), com o cabeleireiro Victor Martins.
Reconhecida usucapião extraordinária de veículo furtado após 20 anos de uso por terceiro
O recurso teve origem em ação de reintegração de posse do terceiro adquirente contra o proprietário original, cujo caminhão foi furtado em 1988 e recuperado em 2008
Vitória para Rondônia: 2019 finaliza o ano com índice de desmatamento menor que em 2018
As unidades de conservação de gestão exclusiva do Governo do Estado apresentam baixo índice de desmatamento. Considerando ainda que estas áreas protegidas estaduais representam 10,5% de todo o território do estado de Rondônia
Departamento de Estradas de Rodagem trabalha na etapa final de sinalização do Anel Viário
Com quase 14 quilômetros de extensão, duas pontes e um trevo com a RO-135, o Anel Viário faz o desvio da área urbana de Ji-Paraná, desafogando o trânsito cada vez mais intenso na BR-364 dentro da cidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook