Detran Rondônia vai emitir nova Carteira Nacional de Habilitação a partir de 1° de junho
Novo modelo de CNH, tem layout que aproxima a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional
Nova CHN é mais segura e amplia os campos para inserção de nome, permitindo a inclusão do nome social
Baseado na Resolução Nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran de 13 de dezembro de 2021, que regulamenta as especificações, a produção e a expedição da Carteira Nacional de Habilitação – CNH com novo layout, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia comunica a seus usuários que nesta terça-feira (31), não haverá impressão de Carteira de Habilitação – CNH. Os demais serviços prestados pela autarquia funcionarão normalmente.
“A parada técnica é necessária para ajustes no sistema junto à Base Nacional, retomando a produção com o novo modelo no dia 1° de junho”, disse o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida.
Paulo Higo explica ainda que os usuários não devem ficar preocupados em realizar a mudança da CNH imediatamente. “Se você possui sua CNH em dia, não terá que mudar o documento. Os condutores só irão receber o novo documento à medida que forem renovando ou emitindo a segunda via, adicionar categoria ou tiver que mudar algum dado impresso”, explicou.
O diretor-geral lembra também que a primeira habilitação após junho ou quem for reabilitado, irá receber o documento já no novo padrão. “Quem não se enquadra nesses casos pode esperar até a renovação, ou seja, não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão, estando com a CNH válida” – destacou.
CNH poderá ser expedida em meio físico e/ou digital, à escolha do condutor
O diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito – Dthmed, Hassan Mohamad Hijazi, disse que o novo modelo, aproxima a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, com identificação impressa em português, inglês e francês. A nova CNH conta ainda com a adoção de padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta.
“A nova CNH tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo”, explicou Hassan Mohamad Hijazi.
Outra novidade é a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem apenas permissão para dirigir, ou “D” para apontar que o motorista já tem CNH definitiva. O documento mostrará ainda se o condutor utiliza o documento para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.
A nova CNH amplia os campos para inserção de nome, permitindo a inclusão do nome social para quem tem este já inserido na Carteira de Identidade, bem como, possibilitará campos para inclusão de filiação afetiva.
O novo documento manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos desde 2017. O código vai armazenar todas as informações da CNH, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.
Em Cerejeiras, ruas do Bairro Floresta vão ser pavimentadas com ações do projeto 'Tchau Poeira'
Na solenidade de assinatura da OS para início da pavimentação asfáltica no Bairro Floresta, foram assinadas ordens de serviços do Governo da Cidade
Parceria entre IFRO e UAB irá ampliar a oferta de cursos de pós-graduação e de Pedagogia
Os cursos de licenciatura contemplados na parceria são para os que possuem ensino médio completo
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IFRO Zona Norte recebe nota máxima na avaliação do MEC
Esta foi a primeira avaliação de reconhecimento realizada pelo INEP/MEC
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook