Deviam fechar nosso aeroporto
O bom é que somos obrigados a desfrutar as belezas daqui
Por incrível que pareça, a velha e podre cidade de Porto Velho, capital de Roraima, tem um aeroporto. Só que pela frágil infraestrutura do lugar está mais para um campo de pouso velho, muito obsoleto e bem acabado. O acanhado Jorge Teixeira de Oliveira tem a pomposa alcunha de internacional, mas não faz sequer um voo para Guayaramerín na Bolívia. E a partir de agora também quase não fará mais voos para muitas outras cidades do Brasil. Aquelas mais ricas, civilizadas e desenvolvidas. Mesmo para Rio Branco, Manaus ou Cuiabá, capitais mais próximas, não haverá muitas possiblidades de se ir em um “asa dura” saindo daqui. As principais companhias aéreas do país, provavelmente diante da pouca procura em seus voos, simplesmente tiraram Rondônia do mapa do Brasil e isolaram ainda mais a já isolada, distante, quente, atrasada e insalubre capital karipuna.
O aeroporto de Porto Velho devia ser fechado, já que não tem muita serventia para os seus raros e sofredores usuários. Localizado muito próximo ao centro da cidade, quase todos os voos têm necessariamente que sobrevoar o centro da capital. Pior é o Espaço Alternativo que é muito colado ao seu entorno. Num acidente de grandes proporções, por exemplo, qualquer ação de socorro às vítimas ficaria prejudicada por conta de uma pista de caminhada que permitiram que existisse muito próxima da área de pouso e decolagens. O aeroporto da “capital dos destemidos pioneiros” tinha que ser retirado dali e construído num local mais distante e mais seguro para todos. E o triste detalhe é que ainda tiveram o descaramento de privatizá-lo como se aquilo fosse algo que desse lucro para quem quer que seja. Hoje, os voos saindo da malfadada cidade e chegando a ela são muito escassos.
Apesar do nome, Porto Velho também não tem porto. Há na beira do rio Madeira apenas um barranco sujo, fedido, cheio de lixo, escorregadio e insalubre onde muitos dos passageiros conseguem subir e descer sem se quebrarem todos. O porto rampeado que a Santo Antônio Energia deu à cidade só vive fechado e quase não tem uso operacional. É uma espécie de elefante branco que hoje praticamente para nada serve. A rodoviária é outra novela. Fala-se que uma nova está sendo construída ali na Avenida Jorge Teixeira e que será inaugurada somente durante as próximas eleições. Ônibus e barcos é a sina dos habitantes porto-velhenses que se meterem a viajar para fora do Estado. Férias só devem ser tiradas por aqui mesmo na quentura e na sujeira da cidade esquecida. Com pouca ou nenhuma qualidade de vida, quase ninguém se arrisca a visitar a cidade latrina do Brasil.
A classe política local, incompetente e inoperante, nada fez nem fará para resolver o caos. Dessa forma, vamos continuar isolados do resto do país e também do mundo civilizado por muito tempo ainda. Para se ter uma ideia, Manaus recentemente aumentou em mais dois voos por semana que ligam a capital amazonense ao Rio de Janeiro. Visando trazer mais turistas da Europa para visitar a capital manauara, no Estado vizinho houve até uma diminuição de ICMS para incentivar as companhias aéreas. A Verde disse que em Rondônia havia muitos processos judiciais contra a empresa e por isso diminuiu seus voos. Ou seja, os processos só acontecem por falta de cumprimento de regras por parte dessas mesmas empresas aéreas. Assim, Rondônia voltou ao tempo do Segundo Ciclo da Borracha, quando para se ir à capital do país, tinha-se que ir primeiro a Manaus de barco e de lá para o Rio de Janeiro. O bom é que somos obrigados a desfrutar as belezas daqui.
*Foi Professor em Porto Velho.
Poder judiciário realiza palestras com agressores e vítimas de violência doméstica
A ação tem como objetivo a conscientização das partes envolvidas no conflito abrangido pela Lei Maria da Penha quanto aos seus direitos e eventuais deveres fixados em razão das medidas protetivas
Quatro suspeitos presos por fraude em empréstimos consignados de mais de meio milhão de reais
Polícia Civil cumpre nove mandados e apreende bens em operação contra organização criminosa especializada em fraudes de empréstimos
Profissionais desenvolvem experiências exitosas durante curso ‘Saúde com Agente’
O resultado e a premiação das equipes serão divulgados durante a solenidade de encerramento da formação
Comentários
ESSA PESSOA,PRECISA ESTUDAR UM POUCO DE GEOGRAFIA;QUE EU SAIBA,PORTO VELHO É CAPITAL DE RONDÔNIA.
Realmente a classe política, é vergonhosa, só pensa em surrupiar, já imaginou contratar um professor que afirma que Porto Velho, é capital de RORAIMA, tenho pena dos alunos., Quanto aos políticos que me desculpa, porque quem da o passaporte para eles são os eleitores que vota pensando na barriga.
Os analfabetos funcionais da cidade imunda não entendem o tom jocoso do Professor quando fala em Roraima. A tragédia é pior Nazareno quando lemos os comentários. Continue assim, descrevendo nossa fétida capital, capital de Roraima!
Como consegue falar tanta "asneira" em um texto só.
Verdade, voltamos aos anos 80/ 90 .Uma correção ( caso não seja ironia ),Porto Velho é Capital de Rondônia.
Concordo. Muito bom texto !
O prédio anterior do aeroporto era bem melhor, tinha-se uma vista superior panorâmica muito boa. Agora se as atuais empresas áreas fazem doce pra viajar pra cá, que venham outras e bola pra frente, segue o jogo. Culpar cliente por exigir seus direitos na justiça não cola.
Você antes de denegrir a nossa cidade, deveria ESTUDAR GEOGRAFIA. Nosso estado chama-se RONDÔNIA e não Roraima. Foram infelizes as suas colocações. O que você ganhou com isso? Certamente deve ser um daqueles que vieram para cá, ganhou muito dinheiro e tem a INGRATIDÃO como seu forte.
Você antes de denegrir a nossa cidade, deveria ESTUDAR GEOGRAFIA. Nosso estado chama-se RONDÔNIA e não Roraima. Foram infelizes as suas colocações. O que você ganhou com isso? Certamente deve ser um daqueles que vieram para cá, ganhou muito dinheiro e tem a INGRATIDÃO como seu forte.
Você antes de denegrir a nossa cidade, deveria ESTUDAR GEOGRAFIA. Nosso estado chama-se RONDÔNIA e não Roraima. Foram infelizes as suas colocações. O que você ganhou com isso? Certamente deve ser um daqueles que vieram para cá, ganhou muito dinheiro e tem a INGRATIDÃO como seu forte.
Capital de Roraima kkkkk Rondônia, ai sabe em . .para sua informação esse problema de voos etc....não e só aqui geral....precisa ter demanda para colocar uma asa dura para voar . . O custo de uma aeronave u muito alto..ainda mais depois da pandemia..aonde o povo as empresas e geral tiveram um baque...tem gente que nem se reergueu ainda....
Vá embora daqui vc que comentou isso ninguém faz questa de pessoas de fora não somos daqui e pronto!
Como pode pessoas como essa falar as coisas sem um mínimo de noção. Affs.
Como pode pessoas como essa falar as coisas sem um mínimo de noção. Affs.
O ronco da besta voltou para tentar espalhar seu fétido e nojento arroto. Vai, volta a mergulhar no esgoto da idiotice que te serve de esconderijo.
Muito bom o seu texto só que errou ao dizer que Porto Velho e a capital de Roraima Aliás quase todos os jornalistas cometem esse erro.
Foi professor? Roraima?kkk babaca.
Pegou pesado! Mas falou umas verdades.
Parabéns pelo texto que acabei de ler, realmente estamos no cu do tigre, falta de respeito e vergonha de quem está nos governos,
Bom dia povo bem localizado rsrs...Porto Velho é capital de Rondônia e não Roraima.
Bom dia povo bem localizado rsrs...Porto Velho é capital de Rondônia e não Roraima.
Bom dia povo bem localizado rsrs...Porto Velho é capital de Rondônia e não Roraima.
Entendi, em parte, o motivo desse texto depreciativo da capital rondoniense. Contudo estas falas estão desconectas com a verdade é demonstram uma enorme variedade de inverdades. Veja-se: - as linhas aéreas que estão deixando de existir partindo-nos chegando de Porto Velho não se dá por pouca procura, mas pela quantidade de processos de usuários contra os mais serviços prestado pelas empresas aéreas (vê-se isso pelos números: quantidade de bagagens transviadas, voos atrasados etc) - a maior parte dos voos não passam por cima do centro da cidade, pelo contrário, as rotas aéreas circundam pela floresta e aterrissam vindo da Floresta, fala-se o que se quer mesmo sem estudar o assunto) - a descrição do “cai n’água” como o único porto, mostra a deficiência no conhecimento deste “ex-professor” autor do texto, pois o “cai n’água” realmente é um porto de passageiros que precisa ser realmente reformado, vitalizado e urbanizado, contudo o Porto de mercadorias (rio abaixo) possui profundidade e movimento constante de cargueiros de médio porte, inclusive com constante fiscalização da PF e RFB Achei de muito mau tom as falas deste auto-intitulado ex-professor. Parece que não é um homem viajado, pois quando temos o hábito de visitar outros rincões, se sairmos das vias habituais dos turistas (muitas vezes até nelas) veremos problemas estruturais, insalubres, perigosos, não citaremos aqui porque não cabe, mas se visitar zelos Angelis, Paris, Madri, Vaticano, Berlim, até mesmo Mônaco, ver-se-á coisas que desagradam. Quem tem visão degenerada de uma cidade não é bem vindo nela. Ah, não sou daqui, estou aqui a serviço, aprendi algo com as músicas: “em terra alheia, pise no chão devagar” Rui Carlo - (uma pessoa indignada com a ingratidão de quem foi vc abraçado e recebido pela cidade que ele água despreza)
Antes de falar sobre o aeroporto, deveria saber o nome do Estado...
Esse tal "professorzinho de meia tigela" tem por hábito de falar muitas asneiras em todos os sentidos dirigidas à população Rondoniense e ao Estado, deveria ficar calado ou ser banido de vez desse Jornal e em definitivo do Estado..
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook