Dia D da campanha de multivacinação e contra pólio acontece em 20 de agosto

Vacinação será realizada nas dez UBSs urbanas, com atendimento das 8h às 13h

Decom Ji-Paraná
Publicada em 11 de agosto de 2022 às 14:20
Dia D da campanha de multivacinação e contra pólio acontece em 20 de agosto

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação será realizado em 20 de agosto, nas dez unidades básicas de saúde (UBSs) de Ji-Paraná, com atendimento das 8h às 13h. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), convoca todas as crianças e adolescentes para a atualização da caderneta vacinal.

A ação contará com as vacinas de rotina (multivacinação) e o imunizante contra a poliomielite e é voltada a todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), conforme a nota técnica do Ministério da Saúde.

No Dia D, em 20 de agosto, todas as dez UBSs urbanas de Ji-Paraná estarão atendendo, das 8h às 13h. Já nas unidades dos distritos rurais, a ação será realizada em paralelo à 3ª Proteção na Dose Certa, que acontece nos dias 13, em Nova Londrina, e 27 de agosto, em Nova Colina.

“Todas as crianças, entre 1 e 5 anos, deverão receber a vacina contra pólio indiscriminadamente, ou seja, independente da situação vacinal. Por isso, pedimos para que os pais e responsáveis levem seus filhos às salas de vacina, evitando que casos de poliomielite voltem a ser registrados”, alertou Cristiane Della Libera, diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Porém, após mais de três décadas, a população diminuiu a procura pelo imunizante contra a doença, especialmente após o período da pandemia de Covid-19, o que ligou o alerta do Ministério da Saúde e das secretarias municipais em todo o país.

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença e todas as crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook