Dia de campo de mandioca acontece dia 25 de outubro em Porto Velho

O público-alvo do evento serão os agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores de ciências agrárias, agentes de fomento e os demais interessados em conhecer mais sobre o assunto

Embrapa/Foto: Fabiano Bastos / Arte: Rafael Rocha
Publicada em 14 de outubro de 2019 às 09:14

A mandioca, segunda cultura de maior importância para a agricultura familiar rondoniense, será tema de Dia de Campo da Embrapa Rondônia e parceiros que acontecerá dia 25 de outubro. O evento será na área do Projeto Piloto/Associação Vida Nova, localizada na Rodovia BR 364, a 6,5 km de Nova Mutum – Porto velho, sentido Acre. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.

O público-alvo do evento serão os agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores de ciências agrárias, agentes de fomento e os demais interessados em conhecer mais sobre o assunto. 

Os participantes terão acesso a informações sobre custo de produção, mercado e processamento da produção de mandioca, às novas variedades que serão em breve recomendadas para o estado de Rondônia e irão discutir aspectos técnicos inerentes ao manejo da cultura e controle de pragas. O engenheiro agrônomo, Davi Oliveira, comenta que a mandiocultura rondoniense ainda é caracterizada pelo baixo uso de tecnologia e neste contexto afirma que “tais informações são de extrema importância para que o produtor se planeje melhor e possa ter uma produção mais profissionalizada, garantindo maior renda e sustentabilidade da atividade”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019) a região Norte é a maior produtora de mandioca do país, com uma área aproximada de 474 mil hectares e produção de 7 milhões de toneladas. Já entre os estados, Rondônia está em 4º lugar em termos de área plantada (29 mil hectares) e de produção (0,6 milhão de toneladas) e tem a segunda maior produtividade (22 toneladas por hectare). 
O município de Porto Velho é o maior produtor de mandioca do estado, com 169 mil toneladas, seguido por Machadinho d’Oeste com 106 mil toneladas.

Realização e parceria

O Dia de Campo de Mandioca é uma realização da Embrapa Rondônia e da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. Conta com o apoio do Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova, Cooprojirau, Emater-RO, Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Velho e Ampliari. O evento também faz parte do projeto "Introdução, adaptação e transferência de tecnologias para a cultura da mandioca na Amazônia", que busca o uso de manejo e conservação do solo para o cultivo de mandioca na Amazônia, que é uma iniciativa do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook