Senador Acir Gurgacz promove debate sobre o cacau brasileiro
A Ceplac faz pesquisas na Amazônia, bioma originário do cacau, e busca recuperar os níveis de produtividade da cultura no país
A Comissão de Agricultura (CRA) vai debater, na próxima terça-feira (15), a partir das 10h, os avanços das pesquisas sobre o cacau que estão sendo feitas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Também serão detalhados o papel da extensão rural, promovida pelo órgão, no aumento da produção e da produtividade da lavoura do cacau, visando principalmente os pequenos e médios produtores rurais do país.
A Ceplac faz pesquisas na Amazônia, bioma originário do cacau, e busca recuperar os níveis de produtividade da cultura no país e o enfrentamento da monilíase, uma nova praga que pode afetar a produção de cacau brasileira, assim como ocorreu com a vassoura-de-bruxa, que dizimou as lavouras da Bahia, estado com maior produção no país, décadas atrás.
“Precisamos revitalizar a cultura do cacau no nosso Estado para gerar empregos no campo e na cidade, e fortalecer a cacacultura com mais pesquisas, mais extensão e mais crédito para os produtores”, frisou Gurgacz.
Para o debate, requerido pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), serão convidados representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da própria Ceplac; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia.
Ceplac
A Ceplac é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, está presente em sete estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia), e busca promover ações e atividades relacionadas ao desenvolvimento rural das regiões brasileiras produtoras de cacau e aos sistemas agroflorestais a ele associados. O órgão existe há mais de 60 anos.
A reunião ocorrerá na sala 7 da ala senador Alexandre Costa, às 10h e você poderá acompanhar ao vivo pela TV Senado - https://www12.senado.leg.br/tv#
Erro na tabela salarial: tentativa de derrubar secretário de Educação foi engendrada dentro da Seduc
A armação foi feita sem que as duas autoridades se dessem conta do problema. Tanto Rocha quanto Suamy comemoram os novos ganhos dos professores, com valores muito maiores do que eles realmente têm direito, quando a bomba estourou
Justiça mantém pensão especial a João Cahulla por ter governado Rondônia por apenas nove meses
Segundo os últimos dados divulgados sobre as pensões especiais, em setembro do ano passado seis ex-governadores de Rondônia recebiam mensalmente R$ 25.322,25 cada um — Humberto da Silva Guedes, Ivo Cassol (PP), João Cahulla, José Bianco, Osvaldo Piana e Valdir Raupp (MDB)
Lista tríplice para Corte Eleitoral é definida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia
Os nomes foram votados a partir das listas sêxtuplas enviadas pela Seccional Rondônia da OAB, ao TJRO
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook