Dia Internacional da Mulher Negra Latino - Americana e Caribenha
“A solenidade de abertura acontecerá na manhã da quarta – feira, dia 21 às 9h no Mercado Cultural”
Principal interlocutora do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves sobre ações de cunho social desenvolvidas na capital de Rondônia, a primeira- dama, Ieda Chave, mobilizou secretarias municipais para a comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha celebrado no dia 25 de julho.
Segundo ela, a celebração vai ocorrer de 21 a 25 de julho com programação semipresencial, seguindo medidas sanitárias devido à pandemia da Covid – 19. “A solenidade de abertura acontecerá na manhã da quarta – feira, dia 21 às 9h no Mercado Cultural”, adianta.
Ieda Chaves informou que o ato solene contará com apresentação cultural e assinatura da lei que vai instituir no calendário oficial do Município, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha já consolidado nas esferas estadual e federal.
Em seguida, será aberta a exposição fotográfica Afroantilhanas: Destemidas e Pioneiras na Arte de Educar. A mostra realizada em parceria com o Sesc – Serviço Social do Comércio- , vai retratar durante um mês, a importância das primeiras professoras negras no fortalecimento do setor educacional de Rondônia.
De acordo com Elsie Shockness, técnica da Secretaria de Assistência Social e Família do Município- Semasf -, pasta que coordena o cronograma comemorativo, imigrantes das Antilhas, arquipélago do Caribe, tiveram marcante contribuição para o progresso rondoniense.
“Os trabalhadores que vieram de ilhas do Caribe para construir a Estrada de Ferro Madeira–Mamoré tiveram, ao lado de seus familiares, uma significativa participação no desenvolvimento local”, lembra ela, acrescentando que a cultura de Porto Velho recebeu uma forte influência dos povos caribenhos.
Na noite do dia 21, tem início o ciclo de palestras online. Os temas das apresentações que acontecerão até o dia 24, serão dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a contribuição dos antilhanos no desenvolvimento de Rondônia com ênfase na Educação.
Tonika Sealy Thompson, embaixadora de Barbados no Brasil, terá participação especial e vai se pronunciar por meio de teleconferência, diretamente do seu país localizado no Caribe. Ela vai abordar o tema “A diáspora barbadiana e o legado na área de educação em Porto Velho”.
As atividades chegam ao fim com a Feira das Empreendedoras Negras, que será realizada sábado, 24, e domingo, 25, no Mercado Cultural. Antes dos negócios, a empreendedora de São Paulo, Negralinda, vai proferir a palestra Empreendedorismo Social Como Fortalecimento de Base Territorial.
Com essa vasta programação marcada por eventos inéditos, Porto Velho dá um largo passo na caminhada rumo a políticas públicas que garantem a igualdade racial na visão da militante do Movimento Negro Maria Marta Amorim. “A primeira – dama Ieda Chaves está sendo fundamental para o fortalecimento dessa causa”, reconhece Marta que apresentou ao prefeito Hildon Chaves, a proposta para sua gestão fortalecer essa pasta.
O DIA NA HISTÓRIA - 16 DE JULHO!
Em 1983 – Com 246 artigos a Assembleia Estadual Constituinte, aprova a I Constituição do Estado de Rondônia, em sessão presidida pelo deputado José de Abreu Bianco e tendo como relator o deputado Amizael Gomes da Silva
Profissionais da educação municipal participam de ciclo formativo de apoio ao retorno das aulas presenciais
Psicólogo Rossandro Klinjey fez palestra no evento
‘Arraiá do Porto Velho Shopping’ é realizado até o dia 1º de agosto
Participantes poderão desfrutar de comidas típicas, doces e artesanatos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook