Divulgação de despacho confirma delação de vilhenense que pode atingir políticos e alterar quadro eleitoral em Rondônia
Justiça faz recomendação para evitar vazamento de informações.
Foi publicado esta semana, no Diário Oficial da Justiça Federal da 1ª Região, um despacho informando o desmembramento do processo no qual é réu o ex-secretário de Integração Governamental de Vilhena, Gustavo Valmorbida. Com isso, os advogados dos outros réus na mesma ação terão direito de ler a delação premiada feita por ele.
Em segredo desde que foi feita, a colaboração premiada firmada por Valmorbida já foi homologada no STF. Isso porque as revelações do ex-secretário envolvem políticos com foro privilegiado, como senadores e deputados federais.
O próprio judiciário federal, no despacho, reconhece que o acesso de vários advogados ao processo implica na quebra do sigilo, antes mesmo do recebimento da ação penal no Supremo contra os réus com foro privilegiado. E alerta sobre o vazamento das informações.
Horas após a publicação, um dos advogados que atuam no processo reforçou o pedido para que as declarações de Valmorbida fossem mantidas em segredo de justiça.
O material, no entanto, já está em poder de profissionais do Direito, que se comprometeram em não tornar público o conteúdo. Mas existe confirmação de que, ao relatar o esquema de propinas na gestão da qual era secretário, Gustavo citou figuras importantes do meio político estadual.
E, justamente em virtude das denúncias contra essas lideranças de expressão no Estado, a liberação do material, ainda que com a recomendação para mantê-lo sigiloso, já vem causando calafrios, pois alguns dos citados estariam disputando as eleições deste ano.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook