Documentário “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014” será lançado neste final de semana.
O documentário é fruto de anos de pesquisas na comunidade ribeirinha de São Carlos. Nos percalços da pesquisa, muitos foram os temas abordados
Neste sábado, 03 de julho, às 20h, será lançado o documentário “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014”. O lançamento acontecerá de forma online pelo canal Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos, no Youtube. O documentário registra os depoimentos dos ribeirinhos de São Carlos, no Baixo Madeira, que vivenciaram a grande cheia do rio Madeira, em 2014.
O documentário é fruto de anos de pesquisas na comunidade ribeirinha de São Carlos. Nos percalços da pesquisa, muitos foram os temas abordados. Um deles - inevitável por seu impacto e ainda presente pelos traumas que deixou - é o tema da cheia do rio Madeira, ocorrida em 2014, que desalojou centenas de famílias em todo o Baixo Madeira, inundando, em sua totalidade, o distrito de São Carlos, levando seus moradores – e de outras comunidades – a abandonarem suas casas, roças, empregos, família e amigos para socorrem-se em abrigos comunitários e escolas de Porto Velho.
O documentário registra os depoimentos dos afetados pela cheia; depoimentos estes repletos de sofrimento e angústia, mas também de coragem e vivacidade. O documentário – embora centrado em um tema trágico, com depoimentos fortes acerca do ocorrido – não se embebeda nesse drama comunitário com o fito de explorá-lo, pelo contrário: a luta dos moradores da comunidade de São Carlos pela sobrevivência na cheia – e apesar da cheia! – é um retrato humanístico de um povo aguerrido e destemido, que não poupa esforços para reconstruir-se em comunidade novamente.
A direção da pesquisa, roteiro e produção do documentário em questão são dos professores, pesquisadores e movimentadores culturais Renato Fernandes Caetano e Eva da Silva Alves e contou com a participação do pesquisador José Maiko Farias Amim, no roteiro e pesquisa, do artista plástico e pesquisador Bruno Cruz, na filmagem e edição do documentário, e dos assistentes de produção Vítor Lucas Alves Cuelhar e Vitória Pauliane Mota de Souza.
Contrapartida
Como contrapartida, será realizada no dia 10/07 (das 10h às 11h30min) uma Oficina de Produção Audiovisual, com o relato das experiências e processos de produção do Documentário. A oficina será gratuita, sendo oferecidas 15 vagas, cujas inscrições podem ser realizadas neste link (https://www.even3.com.br/oficaudiovisual).
Serviços
– O quê: Documentário: “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014”.
– Data: 03 de julho de 2021 (sábado)
– Hora: 20h
– Onde: Canal do Coletivo no Youtube: Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos
– Acessibilidade: Intérprete de Libras.
- Contatos da produção: (69) 99249-5018 / [email protected]
Lei Aldir Blanc
Este projeto foi fomentado pela Funcultural da Prefeitura do Município de Porto Velho, através do Edital de Chamada Pública de apoio ao Setor Cultural – Aluízio Batista Guedes N°006/2020, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc N.°14.017, de 29 de junho de 2020.
MP recomenda cumprimento de Plano de Imunização e elenca medidas para observância à fila e controle de lotes
A recomendação foi emitida pela Promotora de Justiça Lucilla Soares Zanella, considerando, entre outros pontos, a necessidade de obtenção de informações atualizadas acerca do processo de imunização no Município
Magistratura de Rondônia tem representação nas discussões sobre a promoção dos Direitos Humanos no Judiciário
O evento tratou sobre o movimento de mães de desaparecidos e vítimas de violência com o objetivo de criar uma rede de proteção e informar a sociedade sobre os serviços e programas de prevenção, atendimento e repressão
'Vacinação contra a covid-19 deve ser obrigatória, mas não forçada' explica Rocha Filho Advogados
O advogado Miller Gusmão explica como os empregadores devem agir diante de colaboradores que recusam a imunização.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook