Documentário “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014” será lançado neste final de semana.

O documentário é fruto de anos de pesquisas na comunidade ribeirinha de São Carlos. Nos percalços da pesquisa, muitos foram os temas abordados

José Maiko Farias Amim
Publicada em 30 de junho de 2021 às 18:55
Documentário “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014” será lançado neste final de semana.

Neste sábado, 03 de julho, às 20h, será lançado o documentário “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014”. O lançamento acontecerá de forma online pelo canal Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos, no Youtube. O documentário registra os depoimentos dos ribeirinhos de São Carlos, no Baixo Madeira, que vivenciaram a grande cheia do rio Madeira, em 2014.

O documentário é fruto de anos de pesquisas na comunidade ribeirinha de São Carlos. Nos percalços da pesquisa, muitos foram os temas abordados. Um deles - inevitável por seu impacto e ainda presente pelos traumas que deixou - é o tema da cheia do rio Madeira, ocorrida em 2014, que desalojou centenas de famílias em todo o Baixo Madeira, inundando, em sua totalidade, o distrito de São Carlos, levando seus moradores – e de outras comunidades – a abandonarem suas casas, roças, empregos, família e amigos para socorrem-se em abrigos comunitários e escolas de Porto Velho.

O documentário registra os depoimentos dos afetados pela cheia; depoimentos estes repletos de sofrimento e angústia, mas também de coragem e vivacidade. O documentário – embora centrado em um tema trágico, com depoimentos fortes acerca do ocorrido – não se embebeda nesse drama comunitário com o fito de explorá-lo, pelo contrário: a luta dos moradores da comunidade de São Carlos pela sobrevivência na cheia – e apesar da cheia! – é um retrato humanístico de um povo aguerrido e destemido, que não poupa esforços para reconstruir-se em comunidade novamente.

A direção da pesquisa, roteiro e produção do documentário em questão são dos professores, pesquisadores e movimentadores culturais Renato Fernandes Caetano e Eva da Silva Alves e contou com a participação do pesquisador José Maiko Farias Amim, no roteiro e pesquisa, do artista plástico e pesquisador Bruno Cruz, na filmagem e edição do documentário, e dos assistentes de produção Vítor Lucas Alves Cuelhar e Vitória Pauliane Mota de Souza.

Contrapartida

Como contrapartida, será realizada no dia 10/07 (das 10h às 11h30min) uma Oficina de Produção Audiovisual, com o relato das experiências e processos de produção do Documentário. A oficina será gratuita, sendo oferecidas 15 vagas, cujas inscrições podem ser realizadas neste link (https://www.even3.com.br/oficaudiovisual).

Serviços

– O quê: Documentário: “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014”.

– Data: 03 de julho de 2021 (sábado)

– Hora: 20h

– Onde: Canal do Coletivo no YoutubeColetivo Vozes e EnCantos Amazônicos

– Acessibilidade: Intérprete de Libras.

- Contatos da produção: (69) 99249-5018 / [email protected]

Lei Aldir Blanc

Este projeto foi fomentado pela Funcultural da Prefeitura do Município de Porto Velho, através do Edital de Chamada Pública de apoio ao Setor Cultural – Aluízio Batista Guedes N°006/2020, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc N.°14.017, de 29 de junho de 2020.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook