"Documentário indígena 'O Território', de Rondônia, concorre ao Emmy em Los Angeles"
"O Território" foi indicado em três categorias no 75º Emmy Awards, refletindo seu impacto e relevância
Cena do documentário 'Território' — Foto: Divulgação
O documentário "O Território", uma obra cinematográfica gravada no estado de Rondônia, está entre os indicados ao prestigiado Emmy Awards 2023, em Los Angeles. O filme, que se destaca por sua abordagem sobre questões ambientais e indígenas, está representado por ativistas e figuras indígenas que fazem parte do elenco e que estão a caminho dos Estados Unidos para a cerimônia.
Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha, uma das ativistas destacadas no documentário, expressou seu entusiasmo pela oportunidade de mostrar ao mundo a luta pela defesa da natureza e dos direitos humanos. "O Território" foi indicado em três categorias no 75º Emmy Awards, refletindo seu impacto e relevância.
Além de Neidinha, o documentário é representado por Txai Suruí, Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau e Gabriel Uchida, todos partindo para os Estados Unidos para a premiação, prevista para ocorrer neste domingo, 7 de janeiro de 2024. O filme capta a emocionante e desafiadora jornada de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e ativistas ambientais, como Neidinha, na luta pela preservação de suas terras e cultura.
O documentário, com duração de 1h24m, oferece um olhar íntimo sobre a vida e os desafios enfrentados por Bitaté, um jovem líder indígena Uru-Eu-Wau-Wau, e Neidinha, sua mentora. Juntos, eles enfrentam questões como desmatamento ilegal, queimadas, invasão de terras e grilagem. Uma das cenas marcantes mostra Bitaté liderando uma fiscalização dentro de sua terra indígena, evidenciando a tensão e os riscos associados a essas atividades.
A narrativa também aborda a história de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, que perdeu a vida em 2020 enquanto registrava e denunciava extrações ilegais de madeira dentro da aldeia. A morte de Ari sublinha os perigos enfrentados pelos ativistas e pela comunidade indígena na defesa de seus direitos e territórios.
A presença de "O Território" no Emmy 2023 não é apenas um reconhecimento da qualidade cinematográfica do documentário, mas também um importante passo para aumentar a conscientização global sobre as questões ambientais e indígenas enfrentadas em Rondônia e em outras partes do mundo.
A mudança na data da cerimônia do prêmio, da tradicional época de setembro para janeiro, devido a uma greve em Hollywood, não diminuiu a expectativa e a importância deste evento para os envolvidos e para o tema que ele aborda.
Com informações do G1
STJ suspende liminar da CAERD e empresa AEGEA
Sendo assim, continua válido e vigente o Leilão, realizado no dia 23 de novembro, na B3 em São Paulo e que consagrou a AEGEA, como vencedora do certame
Atenção primária: alicerce de uma saúde suplementar mais resolutiva e econômica
Dos cerca de 50.7 milhões de usuários em 2023, cerca de 42 milhões são de planos coletivos e/ou empresariais
Check-up Pet: exames preventivos ajudam a manter a saúde dos animais de estimação em dia
Consultas, exames e vacinas em dia são fundamentais para garantir a qualidade de vida e longevidade de cães e gatos



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook