Rondônia tem dois municípios reconhecidos pela eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis
Em todo Brasil, 73 cidades foram certificadas. Aumento é de 70% na comparação com o ano passado
O Ministério da Saúde entregou certificados de eliminação e selos de boas práticas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis a quatro estados e a 73 municípios brasileiros, sendo dois de Rondônia. Ji-Paraná recebeu a certificação de eliminação do HIV e o Selo Ouro Sífilis; e Ariquemes foi certificado com a eliminação do HIV e o Selo Prata Sífilis.
A transmissão vertical ocorre da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou o aleitamento. Para evitar esse tipo de transmissão, as gestantes devem fazer o pré-natal, com todos os testes e cuidados disponíveis no Sistema Único de Saúde, que dispõe de insumos para prevenção, diagnóstico e tratamento, como preservativos, testes rápidos e laboratoriais, fórmula láctea, antibióticos e antirretrovirais.
Cenário nacional
Os estados de São Paulo e Paraná alcançaram a eliminação da transmissão vertical de HIV e o Selo Bronze em Sífilis. Distrito Federal e Sergipe receberam o Selo Prata para HIV.
Dentre os 73 municípios contemplados em 2023, 45 receberam algum tipo de certificação para o HIV; três deles, algum tipo de certificação para sífilis; e 25 receberam certificado ou selo duplo para HIV e sífilis. O município de Toledo, do Paraná, recebeu a eliminação dupla de HIV e sífilis. Ao todo, 90 municípios e quatro estados solicitaram a certificação.
Em 2022, foram certificados um total de 43 municípios, sendo 21 certificações para HIV, cinco para sífilis, 17 duplas certificações e a eliminação dupla de transmissão vertical (HIV e sífilis) para o município de Guarapuava, no Paraná. Na comparação com o ano passado, houve um aumento de 70% no número de cidades certificadas.
Critérios
A certificação de eliminação é feita conforme critérios e etapas estabelecidos no Guia para Certificação da Eliminação de Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis. Municípios devem ter, no mínimo, 100 mil habitantes e assim como os estados, devem manter critérios básicos e alcançar as metas de eliminação a partir dos indicadores de impacto e de processo. O Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis nas categorias bronze, prata ou ouro é conferido às localidades que alcançaram indicadores próximos da eliminação.
Grupo de trabalho do Ministério dos Transportes avança no debate sobre a recuperação da BR-319/AM/RO
Estudos preliminares preveem a criação de diversas passagens de fauna. Nova reunião com participação da sociedade e da comunidade científica está prevista para Porto Velho (RO)
Prefeitura divulga nome das pessoas que vão compor a Corte do Rei Momo no período de folia deste ano
Personagens vão participar dos eventos culturais públicos promovidos pela gestão municipal
Prazo para pedir dispensa de prova do Enade 2023 já começou
Pedido deve ser feito até 9 de fevereiro
Comentários
Parabéns aos gestores da saúde nestes dois municípios, isto comprova que quando se tem vontade é possível fazer.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook