Dor no pescoço ou na coluna? Saiba escolher o melhor travesseiro
Escolha acertada evita dores e até maiores problemas. Saiba como fazê-la na hora de comprar o seu travesseiro
Uma boa noite bem dormida tem relação direta com nossa saúde integral. Isso porque é através do sono que descansamos e repomos nossas energias após um longo dia de trabalho, estudos, entre muitas outras atividades. Além disso, dormir bem e no horário correto faz com que nosso corpo libere hormônios essenciais para nossas relações metabólicas.
Entre as diversas variantes que influenciam nosso sono, desde a qualidade do colchão até a temperatura do quarto, é de suma importância a escolha correta e confortável entre os diversos tipos de travesseiros disponíveis no mercado.
Mais comum do que se pensa, dores no pescoço, nas costas e na coluna podem ser evitadas através da escolha acertada desse item tão importante para o nosso sono. Vale lembrar, entretanto, que em caso de diagnósticos ortopédicos, somente um médico especializado poderá te indicar um tratamento adequado.
Para o médico ortopedista Dr. Marcelo D’Amado, um erro bastante comum entre as pessoas é não entender a importância do travesseiro. O profissional afirma ser muito comum que as pessoas se lembrem de trocar seu colchão regularmente, mas se esquecem com frequência que o travesseiro também promove a saúde de nosso sono.
A recomendação dele é que um bom travesseiro não seja usado por mais de um ano e meio. Além da questão higiênica, o médico pontua que o material é deformado nesse período e que não oferece mais o mesmo suporte do início, ocasionando dores no pescoço e na coluna.
Escolhendo o travesseiro ideal: como você dorme?
É sempre importante começar dizendo que o travesseiro universal ideal não existe. Ou seja: não se pode falar em um modelo que seja melhor para todos e sim no que é o ideal para o perfil de cada pessoa. De toda forma, o travesseiro tem uma função comum a todos nós, a de alinhar a coluna e o pescoço durante o sono. Por esse motivo, a forma mais eficiente de se escolher um bom travesseiro e evitar dores é considerar a posição em que se dorme.
Quem dorme de costas, com a barriga para cima, deve procurar um travesseiro com uma densidade firme para que ele não abaixe demais o volume quando sua cabeça estiver repousando sobre ele. O ideal é que ele não seja muito alto e apenas confira para o seu pescoço a elevação suficiente para deixar sua coluna alinhada. Já quem tem o costume de dormir de lado, precisará de um travesseiro um pouco mais firme, sempre buscando esse alinhamento entre coluna e pescoço.
Por fim, quem dorme de bruços, com a barriga para baixo, precisa de um travesseiro mais fino, porque essa posição não eleva tanto a cabeça em relação à coluna. É comum, aliás, que pessoas que dormem nessa posição sequer usem travesseiros, especialmente aqueles que não apresentam nenhum tipo de irregularidade na estrutura óssea.
Escolhendo o material
Entendida a sua posição de dormir e a densidade do travesseiro, bem como sua altura, chegou a hora de escolher de que material ele será feito. Essa é, na verdade, uma característica que depende bastante do gosto pessoal de cada pessoa, porque a maior influência do material é a sensação. De toda forma, ao buscar por um travesseiro mais ou menos denso, é comum que você encontre algum material específico que seja mais indicado para esse tipo específico de busca.
Vale ainda lembrar que alguns materiais não são recomendados para quem tem algum tipo de alergia, como aqueles preenchidos com penas de animais. Existem, porém, opções de penas sintéticas que fornecem a mesma maciez, além da vantagem de serem produtos veganos.
Espumas são, contudo, o tipo mais comum de preenchimento, podendo ser sintéticas ou de algodão. É cada vez mais comum o preenchimento de látex, comum em travesseiros mais firmes ou com formatos que proporcionam encaixe à sua cabeça. Temos ainda à disposição aqueles com espuma de memória, material sintético que se adapta ao formato de sua cabeça e pescoço sem deformá-lo.
Atuação do Judiciário no combate à violência doméstica é apresentada no Colóquio Brasil-OEA
O Judiciário vem buscando cumprir seu dever, apresentando novas e efetivas ferramentas para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher
Suspenso processo que discute intervenção na fundação responsável por reparação socioambiental em Mariana (MG)
Até o julgamento de mérito no conflito de competência, as decisões urgentes no processo em que o MP pede a intervenção na fundação devem ser tomadas pela Justiça Federal
Sexta Turma cassa ato do Tribunal de Contas do RS que anulou contratação de empregados da Fundação Piratini
Alegaram que a decisão do TCRS ofendeu seu direito ao contraditório e à ampla defesa, e requereram a manutenção das contratações com base nos princípios da boa-fé e da segurança jurídica
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook