Dr. Neidson participa de Encontro Nacional da Federação Brasileira de Epilepsia
Evento aconteceu em São José do Rio Preto nos dias 16 a 19 de março.
A convite da Federação Brasileira de Epilepsia (Epibrasil), o deputado Dr. Neidson (PMN) participou do XV Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio a Pessoas com Epilepsia realizada entre os dias 16 e 18 de março, na cidade de São José do Rio Preto (SP).
O evento, considerado um dos mais importantes da área de saúde neurológica do Brasil reuniu pacientes, médicos e outros profissionais de vários Estados e do estrangeiro.
Os participantes vestem camiseta na cor roxa, adotada como símbolo de apoio ao conhecimento sobre a doença para reduzir o preconceito e ajudar na luta pelos direitos à inclusão social, profissional e econômica dos epilépticos.
A epilepsia é um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. Estima-se que somente no Brasil, cerca de três milhões de pessoas sofrem da doença. Ela é caracterizada como uma doença na qual as crises epilépticas, sejam parciais ou generalizadas, se repetem de tempos em tempos.
O Epibrasil, que foi realizado no Ypê Park Hotel, teve como objetivo aprendizagem, trabalho e troca de experiências. Buscou também centralizar discussões sobre dois temas, "Epilético no mercado de trabalho" e a "Mulher com Epilepsia". Também aconteceu o lançamento da "Campanha pela cidadania dos brasileiros com epilepsia".
O deputado destacou a importância da inclusão de pessoas com Epilepsia no mercado de trabalho.
"Hoje, por exemplo, eles não têm direitos previstos na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), ou seja, não são resguardados pelo INSS. E durante este evento, elaboramos um protocolo que deverá posteriormente, ser encaminhado ao Congresso Nacional, com o intuito de reverter esse cenário", esclareceu o parlamentar.
Dr. Neidson, que é médico, participou do evento representando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, acompanhado do procurador de Justiça do de Rondônia, Edmilson Fonseca e da defensora pública do Estado, Rosária Gonçalves Novais.
O médico Doutor Li Li Min foi um dos palestrantes do evento. Ele nasceu em Taiwan, se formou no Brasil e hoje é o titular da cadeira de Neurologia da Faculdade de Medicina da Unicamp.
Segundo o neurologista, a ideia de criar o encontro da Epibrasil nasceu em Rio Preto, 15 anos atrás, após realizar pesquisa para saber o número de pacientes que sofrem com a doença e conceder uma entrevista na Rede Vida de Televisão.
“Essa pesquisa foi feita em conjunto com o engenheiro Antonio Carlos Carvalho e a entrevista na Rede Vida deu uma repercussão nacional ao assunto”, lembra.
O doutor Moacir Alves Borges, médico neurologista e professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), um dos organizadores da Epibrasil, disse ter ficado satisfeito com a participação do público, encerrado com a apresentação da Orquestra de Moda de Viola, da cidade de Jales.
Ao final o parlamentar parabenizou e classificou como positiva a iniciativa do evento.
“É importante a realização destes eventos educativos, que prestam esclarecimentos à população, além de debater as ações voltadas para a saúde das pessoas com a doença”, concluiu Dr. Neidson.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook