E Rondônia deu certo...

Rondônia só foi criada para dar uma folga no Congresso Nacional à ARENA, o partido de sustentação da Ditadura Militar

Professor Nazareno*
Publicada em 06 de janeiro de 2020 às 11:02
E Rondônia deu certo...

Sábado passado, dia 04 de janeiro de 2020, o jovem Estado de Rondônia comemorou seus 38 anos de instalação. Uma pena, pois neste tempo todo, a atrasada província ainda não conseguiu provar que as autoridades brasileiras da época estavam certas ao transformar o distante e atrasado território na 23ª unidade da Federação. “A mais nova estrela no azul da União” era o mantra dos políticos e militares que empurraram de goela abaixo dos brasileiros todos os prejuízos de sua fracassada empreitada. Rondônia só foi criada para dar uma folga no Congresso Nacional à ARENA, o partido de sustentação da Ditadura Militar. E a “tramoia política” deu certo: pelo menos mais três senadores e uma penca de novos deputados federais passaram a integrar o partido do governo dando-lhe então uma maioria um pouco mais folgada.

O novo Estado já começou de forma errada: fora criado no dia 22 de dezembro de 1981, mas “manhosamente” só foi instalado no ano seguinte, 13 dias depois. “Para não atrapalhar as festas de fim de ano”, teriam dito algumas das autoridades da época. Resultado: dois feriados desnecessários para um mesmo e lamentável fato. Em todo este período, no entanto, Rondônia só deu prejuízos à nação. Prejuízos e também muita vergonha. Praticamente não há um ano em que escândalos de corrupção e desmandos não sejam rotina por aqui. Pior: todo final de ano as pessoas esvaziam as principais cidades do Estado para lotar as paradisíacas praias do Nordeste e outros destinos mais civilizados do Brasil. Passar férias por aqui só para os lisos e desprivilegiados. Rondônia ainda hoje não tem bons lugares que possam atrair qualquer tipo de turista.

Além do mais, a criação do Estado provocou um dos maiores desastres ambientais de toda a história da humanidade. Partes do Cerrado e da Amazônia foram dizimadas sistematicamente em nome do “progresso” e do “desenvolvimento”. Fala-se que o primeiro governador do lugar, reconhecido por quase todos como um verdadeiro Deus, teria dito que as fumaças eram bem vindas, pois significavam progresso e expansão do agronegócio. Rondônia foi um equívoco histórico. Levas e mais levas de nordestinos desempregados e colonos expulsos de suas terras no sul do país vieram colonizar “aos trancos e barrancos” as “novas e promissoras” terras. Andando pelo interior do novo Estado o que se via eram colonos “jogados” na beira das estradas. “Todos eles com uma mulher, cinco ou seis filhos, um cachorro e um saco de panelas”.

Começava a existir assim, da pior maneira possível, esse novo Estado, que passou a viver somente de ciclos. Ciclo do ouro, da cassiterita, ciclo agropecuário, das hidrelétricas, da estrada do Pacífico, ciclo disso e ciclo daquilo. E todos fracassaram retumbantemente. O governo passou a ser, como ainda é hoje, o maior empregador de pessoas. Aqui praticamente nada dá certo. Não tem indústrias, não tem turismo, boas escolas, nem hospitais decentes e o pouco que se produz é sempre à custa da natureza. O acanhado aeroporto de sua suja e imunda capital vive às moscas. É onde se têm as passagens mais caras do país. A velha rodoviária, que resiste até hoje, é um lugar infame e emporcalhado que retrata muito bem o caos. Todos os anos durante o verão a vergonha rondoniana se torna internacional: a fumaça das queimadas do que resta da floresta amazônica assombra o mundo e nos coloca como vilões do aquecimento global. 

*Foi Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Renato Cardoso 07/01/2020

    Agora eu quero ver o Nazareno se defender da grave denúncia da Cilene. Oh, Cileninha doce!!! Chamar alguém de coitado, é grave. Aliás, gravíssimo. Tem que ter provas robustas. Explico. Coitado, provém do substantivo COITO... Logo, coitado é alguém que foi submetido a um coito. Você viu o desenrolar do "crime", Cilene ?

  • 2
    image
    Cilene 07/01/2020

    Esse Nazareno é um pobre coitado.

  • 3
    image
    Telma Rodrigues 07/01/2020

    Agora o Professor Nazareno está, definitivamente, queimado... Acho que seus artigos não serão mais publicados por site algum! O JOHN SILVA deu o tiro de misericórdia. Johnzito!!! Não fale de quem você não conhece. O Nazareno aposentou-se como professor da União, com quase 40 anos de trabalho em RO. Além da rede pública, Nazareno também atuou em escolas da rede particular, sendo disputado pelas melhores instituições de ensino. Além disso, atuou em inúmeros aulões preparatórios de Vestibulandos aqui na Capital, na área de Redação. Quanto à alegada falta de viagens a lugares glamourosos, Nazareno já viajou por todos os estados do Brasil, além de algumas viagens à Europa, nas quais chegou a visitar Universidades da Alemanha, em intercâmbio cultural. O "saco de panelas" do Nazareno é bem mais completo que o cérebro do Juan Silva.

  • 4
    image
    john silva 07/01/2020

    Só pra complementar o meu comentário, ele fica assim resmungando que a população Rondoniense/Rondoniano vai para as praias paradisíacas do nordeste e outros destinos mais civilizados do Brasil deve ser porque é incompetente e não tem competência nem capacidade financeira para viajar também, a causa da sua revolta e inveja dos que trabalham e merecidamente viajam.

  • 5
    image
    john silva 07/01/2020

    Mais um comentário sem nexo e descabido desse que se diz professor, caso ele não saiba Rondônia é um dos maiores produtores de café ( inclusive com prêmios de melhor café no Brasil), carne bovina, soja, etc, Estado de um povo ordeiro e trabalhador da qual faço parte com muito orgulho, riquezas naturais e abundantes. Professorzinho que vive as custas do estado que lhe alimenta deveria pegar o seu saco de panelas e vazar fora, o Brasil é grande vai que encontra um lugar que lhe satisfaça ex-professorzinho, se for por falta de boa viagem, suma e não volte mais.

  • 6
    image
    MARCELO 06/01/2020

    As palavras são livres... O pior é cuspir no prato que se come todos os dias!!! Infelizmente existem pessoas não conseguem ou não aceitam que nosso estado está se destacando no cenário nacional. Mas como ele mesmo se intitula, foi professor, devia tirar a bunda da cadeira e conhecer melhor o estado que lhe dá o sustento. E ainda faço minhas as palavras do Gleison.

  • 7
    image
    Chico Bento 06/01/2020

    Nazareno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!. Calado. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • 8
    image
    gleison 06/01/2020

    completamente descabido esse comentário, vejo traços de esteriótipos e carregado de desrespeito ao povo Rondoniense e ainda recomendo que estude um pouco mais, pois Rondônia é um dos poucos estados da federação que tem suas contas publicas em dia, digo como cidadão desse estado e sinto-me insultado por tamanho insolência. Para essa data acredito que deveria enaltecer as qualidades e belezas do nosso maravilhoso estado e não levantar as mazelas do passado e circunstancias politicas de sua criação. Conteúdo viciado e discurso de cunho meramente politico. Fica aqui minha indignação fiquei profundamente ofendido, e a população Rondoniense também.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook