E-Título substitui título eleitoral impresso; conheça outros aplicativos da eleição
O documento eletrônico pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet
Lançado em 2018, o e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui no dia das eleições o tradicional título de eleitor impresso. O documento eletrônico pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet, oferece diversas facilidades e permite o acesso rápido a informações eleitorais.
Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título serve para gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços, eliminando a necessidade de se dirigir a um cartório eleitoral.
Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, seu nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados.
O eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico (impressão digital, fotografia e assinatura) terá uma fotografia na sua versão do e-Título, facilitando a identificação na hora do voto. Caso contrário, deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário no dia da votação.
Como regra, não é preciso ter o título de eleitor em mãos, caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota. Basta levar um documento oficial com foto.
Integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Bruno Andrade recomenda que os eleitores baixem o aplicativo e-Título com antecedência.
— A gente orienta que a população baixe o aplicativo e-Título e emita seu título de eleitor antes do dia da eleição para que, no dia, possa utilizar o aplicativo sem qualquer intercorrência.
A Justiça Eleitoral conta ainda com outros aplicativos para auxiliar o eleitor:
- Resultados permite que o cidadão acompanhe a apuração das eleições
- Boletim na Mão fornece uma cópia digital dos boletins de urna
- Pardal permite o envio de denúncias com indícios de fake news, práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral
- Stickers reúne personagens de campanhas e ações de conscientização contra a desinformação
- Mesário foi desenvolvido para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições.
Concurso do Senado tem 992 vagas de cadastro reserva e cotas para negros e PCD
Os candidatos ao concurso do Senado podem se inscrever para concorrer a 22 vagas iniciais e a um cadastro reserva com 992 vagas
Horário eleitoral estreia na sexta-feira com novas regras de distribuição de tempo
O período oficial de campanha eleitoral dos candidatos registrados para disputar as eleições de 2022 começou em 16 de agosto
Mariana Carvalho lidera na corrida ao Senado por Rondônia
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes, Mariana sai à frente; foi a escolhida de 7% dos entrevistados, mais que o dobro do segundo e terceiro colocados que foram citados por 3% cada
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook