Educação pelo Mundo: o que Singapura e Índia têm a nos ensinar
Os dois países asiáticos investem em pesquisa e tecnologia.
Experiências bem-sucedidas que possam servir de inspiração para a educação brasileira. Em busca desses exemplos, a repórter da Agência Brasil Mariana Tokarnia fará parte, durante 12 dias, de uma missão técnica internacional composta de reitores e representante de instituições de ensino superior brasileiras.
A repórter conhecerá iniciativas em Singapura - uma cidade-Estado que ocupa o primeiro lugar em avaliações educacionais internacionais – e na Índia - um dos países mais populosos do mundo e com alta expectativa de crescimento econômico.
A programação inclui cursos, visitas guiadas e palestras em instituições de ensino e entidades de educação dos dois países. A jornalista viaja a convite do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil.
Destinos
O primeiro destino será Singapura, pequeno país asiático com território de 721,5 km² - 30 vezes menor que Sergipe, o menor estado brasileiro. O país conta com uma população de 5,6 milhões de habitantes. Singapura ocupa o primeiro lugar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), principal referência internacional de qualidade da educação, aplicado a estudantes de 15 anos de 70 países.
No ensino superior, Singapura conta com 34 universidades – duas delas se destacam em rankings internacionais entre as melhores do mundo, a National University of Singapore (NUS) e a Nanyang Technological University, segundo o QS Top University Ranking e o Times Higher Education.
Na Índia, gigante com uma população de 1,3 bilhão de habitantes, a missão passará por Bangalore, cidade considerada o Vale do Silício indiano, e pela capital do país, Nova Déli.
Em educação, o país apresenta grandes disparidades, ao mesmo tempo que tem um dos maiores sistemas de educação superior do mundo registra altos índices de analfabetismo - cerca de 25% da população.
Segundo a OCDE, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas pelo país, de 7,4% até 2020, coloca a Índia em primeiro lugar no ranking divulgado pela organização em março deste ano.
O Taj Mahal, um dos mais conhecidos monumentos do país e que inspirou Jorge Ben Jor em música de mesmo nome, também fará parte da viagem.
Acompanhe também pelas redes sociais
Twitter: @agenciabrasil
Instagram: @agencia.brasil
Facebook: facebook.com/agenciabrasil
Produção de café especial do Povo Suruí Paiter pode crescer até 60% em 2019
Mas a produção de café entre os indígenas ganhou força mesmo foi a partir da valorização do café tipo robusta (conilon) anteriormente considerado por especialistas como um café de baixa qualidade.
Com apoio da Funai, Povo Cinta Larga incrementa renda com coleta e beneficiamento de castanha
No estado de Rondônia, surge um exemplo de progresso comunitário por meio de atividades que garantem geração de renda para muitas famílias indígenas.
Presidente do TJRO manda apurar episódio envolvendo advogada e servidores
Confira nota oficial divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo Tribunal de Justiça de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook