Em apenas um ano Centro de Especialidade Odontológica realiza mais de 5.700 procedimentos na capital

O Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), é referência em tratamentos odontológicos no estado de Rondônia.

Texto: Anayr Celina Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
Publicada em 15 de maio de 2019 às 14:34
Em apenas um ano Centro de Especialidade Odontológica realiza mais de 5.700 procedimentos na capital

Paciente realizando procedimentos odontológicos

O Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), é referência em tratamentos odontológicos no estado de Rondônia. Desde a inauguração, em fevereiro de 2018, a procura pelo serviço tem aumentado. De acordo com a coordenadora do CEO, Itaci Ferreira, em apenas um ano já foram realizados mais de 5.700 procedimentos odontológicos. “Ao todo são sete dentistas trabalhando no local, e ter uma dentista reguladora é um grande diferencial, já que facilita a marcação de consultas por prioridade e traz agilidade no atendimento’’.

Segundo ela, os pacientes prioritários são: idosos, gestantes, pessoas com deficiência física, além de pacientes que aguardam na fila de procedimentos. “Nós temos pacientes na fila de transplantes, além de pacientes que são encaminhados para o centro cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro para fazer os procedimentos necessários. Ao todo, atendemos em média umas 30 pessoas por dia”.

O centro conta com três consultórios modernos que oferecem diversos atendimentos como diagnóstico bucal, para detectar o câncer de boca; raspagem; restauração; radiografia periapical; obturação; pulpotomia dentária; cimentação de prótese; remoção de dente retido; exondontia; gengivectomia; excisão e sutura de lesão na boca; gengivoplastia; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia. Dentre esses serviços o mais procurado é o tratamento de canal.

Itaci Ferreira explicando sobre os serviços oferecidos pelo CEO

A coordenadora explica ainda, que o processo para ser atendido no Centro de Especialidades Odontológicas da POC é simples. “O paciente deve procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro, nos casos de restauração, limpeza e extração. Já em casos de maior complexidade ou aqueles que não podem ser resolvidos pelo dentista da unidade, o paciente é encaminhado para o CEO”.

Além dos inúmeros serviços, o paciente também recebe palestras educativas sobre a higiene bucal. Mais de 1.700 ouvintes já foram beneficiados e aprenderam sobre como cuidar corretamente dos dentes, identificar sintomas de câncer de boca, além de fazer a higiene bucal diariamente.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook