Em Rondônia, Marcos Rogério e Cel. Marcos Rocha empatam
O candidato do PL tem 44% das intenções de voto e o atual governador, 43%
A primeira rodada da Pesquisa Real Time Big Data sobre o segundo turno ao governo do Rondônia traz Marcos Rogério (PL) com 44% das intenções de voto e Coronel Marcos Rocha (União Brasil) com 43%. Ambos estão empatados dentro da margem de erro, que é de 3%. Os que pretendem votar branco ou nulo somam 5% e os indecisos, 8%.
Dos votos válidos, Marcos Rogério tem 51% e Coronel Marcos Rocha, 49%. O perfil dos votos por faixa de renda e gênero dos dois candidatos é bem parecido. Eles se descolam no voto religioso, em que o candidato do PL tem a preferência de 51% dos evangélicos contra 39% do adversário.
Outra diferença está na intenção de voto por região. Coronel Marcos Rocha tem boa vantagem na capital Porto Velho, com 53% versus 35% de Marcos Rogério. O candidato do PL vence na região de Madeira-Guaporé (45% a 43%) e no leste do estado (48% a 38%).
“O retrato inicial do segundo turno ainda espelha o resultado saído há pouco das urnas, revelando uma diferença de pouco mais de 1% dos votos válidos separando os candidatos”, diz Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data. “Os votos da capital, como mostra esta pesquisa, serão decisivos no segundo turno”.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.000 eleitores de Rondônia, nos dias 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RO-09501/2022.
Sobre a Real Time Big Data
A Real Time Big Data é um instituto de pesquisa composto por uma equipe profissional multidisciplinar de reconhecida experiência nacional e internacional, que se destaca pela agilidade, clareza e confiabilidade de seus levantamentos e estudos. Com experiência no mercado, tem o objetivo de fornecer dados e análises para auxiliar a tomada de decisões de empresas, instituições, agentes públicos e organizações do terceiro setor, apoiando-os por meio de elaboração pesquisa de opinião, sondagens sobre hábito de consumo, monitoramento de políticas ‘públicas, levantamento de tendência de mercado e auditorias de imagem. Mais informações em www.realtimebigdata.com.br.
Rondônia avançou no processo de regularização fundiária rural na gestão do coronel Marcos Rocha
Destravar o setor entregando os títulos rurais aos proprietários das terras faz com que, principalmente o pequeno produtor da agricultura familiar, da agroindústria tenham acesso ao crédito e possam aumentar a produtividade no campo e alcançar mercados
Kajuru quer cláusula de barreira para participação em debate eleitoral
Para Kajuru, os debates realizados para a presidência da República e governos estaduais explicitaram que as emissoras precisam ter mais autonomia jornalística
TRE-RO realizou retotalização de votos das Eleições 2022
Foram retotalizados votos referentes ao cargo de deputado estadual
Comentários
Os processos de aposentadoria estão parados na autarquia previdência de Rondônia e muitos já estão achando que a única solução é que ocorra mudança no dia das eleições. Pessoas com seus pedidos de aposentadoria se sentem sem perspectiva de melhorias.
Difícil saber quem vai levar, porém nos últimos dias os ventos sopraram mais forte as velas do Marcos Rogério, principalmente com a troca no comando da SESDEC, pois assim confirmou que a segurança vai indo mal no estado, inclusive com acentuado número de homicídios. Resta saber se a campanha do Marcos do interior saberá explorar isto.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook